20 de fev. de 2012

MASTERCARD CONFIA NO FUTURO DOS CARTÕES PRÉ-PAGOS


jornal Brasil Econômico 16/01/2012 – Paulo Vieira Lima

O mercado de pagamentos eletrônicos vem crescendo a uma média de 20%ao ano. No entanto, o segmento apresenta ainda muitas oportunidades de crescimento, especialmente nas camadas de menor renda da população. Atualmente, o mercado de pagamentos eletrônicos no Brasil tem fôlego para expansão por mais alguns anos, já que apenas cerca de 25% do consumo privado é feito via cartões, segundo a consultoria Nielsen. Há cada vez mais oportunidades em segmentos como o de cartões, de pagamentos móveis e programas de fidelização do consumidor, somente para citar alguns exemplos, comenta João Pedro Paro, vice-presidente de vendas da MasterCard Brasil. Paro cita argumenta que para se ter ideia do enorme potencial de mercado dos pagamentos móveis no Brasil, segundo a Anatel, a telefonia móvel ultrapassou a marca de um celular por habitante, com mais de 194 milhões de acessos do Serviço Móvel Pessoal. O mesmo vale para os cartões pré-pagos.

O consumidor adotou o hábito do pagamento eletrônico. Os cartões de débito se popularizam e as empresas do setor mostram otimismo.

Há quem tenha até 10 cartões diferentes, por quê?
Houve a substituição do dinheiro e do cheque por cartões. Também há o processo de bancarização da população de baixa renda e um maior acesso ao crédito. São fatores significativos que devem continuar em expansão.

Como será o mercado de pagamentos eletrônicos daqui para a frente?
Existem grandes perspectivas de crescimento no Brasil onde cerca de 50% da população ainda não é bancarizada. São grandes as perspectivas de crescimento. Nós da Mastercard trabalhamos para que o consumidor o tenha como o seu primeiro cartão.

Qual a melhor forma de atuar para ter êxito neste contexto?
Buscamos todos os nossos públicos. Visamos atender aos emissores, adquirentes, varejo e consumidores e, no caso do novo consumidor, queremos que ele tenha a Mastercard como o seu primeiro cartão. Trabalhamos para que o enxerguem como a melhor proposta.

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