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Inside Outsourcing 23/01/2012 – Scott Dunlap (PayPal)
Minha equipe está constantemente buscando inovações em
tecnologia, negócios e no comportamento dos novos consumidores, visando
entender como esses fatores irão moldar o futuro dos pagamentos.
Particularmente, buscamos “grupos de inovação” – uma junção de novas
tecnologias e simplicidade para o consumidor, o que sinaliza ser o momento da
inovação em pagamentos. Vemos centenas de boas ideias, mas apenas algumas
possuem a combinação adequada para ganhar atenção e escala neste momento
.
Minhas previsões para 2012:
1. Pagamentos móveis continuam crescendo vertiginosamente
Em 2011 o mercado já teve uma amostra dessa tendência, já
que as empresas cresceram muito no desenvolvimento das soluções de mobile
payment, ou pagamentos por dispositivos móveis como celular e tablet – no caso
do PayPal, 500%. Esse crescimento deve continuar. A indústria de pagamentos
móvel está se deslocando em “terceira marcha” com a penetração dos smartphones
atingindo escala global e a caminho de ser tornar o dispositivo dominante para
mais de dois bilhões de pessoas nos próximos anos. Somado a isso estão as
inovações na comunicação móvel, como os tablets, que já se tornaram o dispositivo
eletrônico com adoção mais rápida da história. O futuro da computação está
acontecendo agora e, rapidamente, atingindo uma escala que possibilitará a
inovação global.
Embora a escala seja impressionante, o verdadeiro poder dos
dispositivos móveis está em quão drasticamente eles estão alterando o
comportamento dos consumidores e desestabilizando alguns negócios. Utilize um
aplicativo como o Uber para chamar um táxi e você nunca mais fará isso da
maneira antiga. O novo Nordstrom iPad App substitui um vendedor com uma
experiência inteiramente nova em uma loja. O Living Social pode lotar um
restaurante em questão de horas com uma oferta via dispositivo móvel,
permitindo que os restaurantes locais pulem o processo de elaborar um website.
A forma de pagamento ajuda a acelerar esses modelos por meio da conveniência e
acessibilidade e, por sua vez, é forçada ao inovar para acompanhar as mudanças.
“Você não acha que os dispositivos móveis serão sua
identidade no futuro? Então experimente passar uma hora andando por aí sem seu
telefone, carteira ou chaves. Eu mal consigo chegar ao final do quarteirão sem
entrar em pânico. Esse não era o caso há apenas dois anos”, exemplifica o
executivo.
2. Ubiquidade dos mundos online e offline
Tendemos a falar da combinação do online/offline, em termos
de comércio, como a capacidade de encontrar produtos locais por meio de
serviços como Milo[1] ou escaneando um produto na loja com o RedLaser; mas na
verdade há muito mais acontecendo por aí. O ano de 2012 testemunhará um crescimento
nas moedas virtuais e na capacidade de utilizá-las para pagar
"mercadorias" reais. Imagine comprar gêneros alimentícios no Safeway
e pagar com o Facebook Credits, ou utilizar suas milhas acumuladas para tomar
uma xícara de café na Starbucks. Para você que tem 15 anos de idade e não pode
ter um cartão de crédito ou abrir uma conta bancária, esse futuro precisa estar
aqui imediatamente, e os varejistas que buscam atrair a elite digital jovem
receberão as moedas virtuais de braços abertos.
As redes sociais também desempenharam um papel importante no
crescimento desta ubiquidade em 2011, derrubando governos e possibilitando
movimentos políticos em massa. O lado do comércio também foi empolgante.
Acabamos de testemunhar LouisCK perturbar a indústria de mídia ao produzir e
comercializar uma comédia diretamente ao seu público, faturando mais de US$1
milhão em 12 dias (todas as transações foram realizadas via PayPal). A Zynga,
por sua vez, acabou de abrir capital com uma valorização de muitos bilhões de
dólares graças à venda digital de tratores e celeiros. Não é difícil imaginar
mais inovação em social commerce, como pagamentos de pessoa para pessoa em
moedas não correntes (exemplo: “ajude-me a voar para visitar minha mãe me
emprestando suas milhas”) ou criando movimentos de arrecadação de fundos em
massa (exemplo: “tire uma foto do meu número de corrida beneficente para você
doar diretamente para a minha causa”). As possibilidades parecem infinitas e
são incrivelmente poderosas se você refletir sobre elas.
A ubiquidade do mundo online e offline irá trazer uma guerra
comercial diretamente para os pequenos comerciantes. Infelizmente, para eles, a
recente oferta da Amazon de US$5 para realizar a varredura de qualquer produto,
em qualquer loja física, para obter um preço competitivo, é apenas o começo.
Pequenos lojistas precisarão se adaptar e, paralelamente, se certificar de que
o mundo online não lhes afunde em fraudes. LouisCK não está louco ao ir direto
aos seus fãs – aqueles que não conhecem seus clientes e não se comunicam com
eles regularmente levarão uma surra ao concorrer com base nas margens nessa
economia conectada.
3. Surgimento de dispositivos alternativos de comércio
O impulsionador chave da inovação nos pagamentos será a
habilitação de dispositivos alternativos de comércio. O PayPal implementou
recentemente o pagamento via console para mais de 57 milhões de residências que
possuem o Xbox nos Estados Unidos, além de estar recebendo solicitações de
recursos de pagamento para diversos produtos: desde refrigeradores, passando
por bombas de gasolina, até lavanderias. Conforme os dispositivos se tornam
“inteligentes e conectados”, oferecem mais opções de escolha ao consumidor e
permitem que a carteira digital na nuvem demonstre seu verdadeiro valor. Em
breve, as pessoas não precisarão mais acumular cupons ou lembrar números de
cartões fidelidade, pois suas carteiras digitais identificarão inteligentemente
como pagar qualquer item. O ano de 2012 testemunhará o nascimento desta e de
muitas outras formas de pagamento, onde as carteiras digitais farão muito
sentido.
Este ano também será um período no qual o t-commerce
(comércio a partir da televisão) vai ocorrer nas residências. Os usuários
deverão ser capazes de comprar utilizando a TV com a mesma facilidade com que
mudam de canal. “É assustador imaginar esse cenário, mas você faria isso,
certo? Se uma guitarra autografada por Jimi Hendrix surgisse para leilão na
minha tela enquanto estivesse assistindo a biografia do músico, não estou certo
se conseguiria me controlar”, comenta Dunlap.
Conclusão
Este é um momento empolgante para os consumidores, que está
trazendo grandes mudanças para o setor de pagamentos. “O ano de 2012 terá
inovações suficientes para dar uma boa sacudida nesse setor. Será empolgante
sentar na primeira fila para ver isso”, finaliza o executivo.
Scott Dunlap, vice-presidente de oportunidades emergentes do
PayPal
[1] Website que lista em tempo real a disponibilidade de
produtos em estoque de lojas como Target, Macy’s, Best Buy, Crate & Barrel entre
outras.
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