22 de jan. de 2012

SMARTPHONES COM NFC VÃO DOMINAR A CES 2012

portal It Web 09/01/2012

Os smartphones, assim como os ultrabooks, devem dominar a Consumer Eletronics Show 2012 (CES), que ocorre em Las Vegas (Nevada, Estados Unidos), de 10 a 13 de janeiro. E, assim, o cenário do que vai estar na moda da feira começa a se moldar.

Haverá vários tablets quad-core. Será como segurar um supercomputador de 1908 em suas mãos, só que mais leve. Também teremos demonstrações de que o gorilla glass é inquebrável, e a Corning deixará que você use um martelo para provar a resistência do vidro.

O termo “tela grande” terá um novo significado com as modelos de 70 e 80 polegadas se tornando mais comuns, e também oferecerão habilidade 3D. Claro que mesmo as HDs ficam um pouco granuladas nesse tamanho, então é hora da ultradefinição, isso é duas vezes mais resolução em HD em cada direção, talvez em três direções nas versões 3D.

Sim, tudo será muito interessante, mas a tecnologia com potencial mais contestadora, teve até agora pouca cobertura. Falo sobre a Near Field Communications, ou NFC. A “mágica”, que está por trás do Google Wallet e todas as outras tecnologias móveis e-commerce, provavelmente estará embutida em muitos dos smartphones mostrados na CES. Se você acredita nos observadores da indústria, haverá cerca de meio bilhão de telefones vendidos com essa tecnologia até 2015.

A NFC pode ser usada de várias formas e o pagamento é apenas uma delas. A tecnologia de proximidade pode ser usada para visualizar especificações e detalhes de itens de varejo. Ela também será usada para supstituir os vendedores, ao passo de que lojas como a Best Buy competem com a Amazon em preço.

Podemos até listar o uso fora do varejo. Essa pode ser finalmente a tecnologia que nos permite a realização de transação financeira sem o uso do cartão. Poderemos pagar tributos ou conseguir informações sobre agências governamentais.

Claro que a maior preocupação para tais comunicações é a segurança. No entanto, todas as grandes fabricantes de telefones, financeiras, operadoras e inúmeras agências governamentais estão se preparando para testar a tecnologia em 2012.

Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Thaís Sabatini

Nenhum comentário: