4 de jan. de 2012

PARA ATRAIR PRODUÇÕES, RIO LANÇA CARTÃO DE DESCONTOS

jornal Valor Econômico 13/12/2011 - Francisco Góes

As paisagens do Rio podem funcionar como estímulo para a escolha da cidade como cenário para filmes, séries de televisão, documentários, videoclipes, séries na internet e comerciais. Esse atrativo natural está ganhando um novo aliado: um cartão de descontos para produções audiovisuais nacionais e estrangeiras que escolham a capital ou o interior do Estado como lugar de filmagem. O mecanismo é inspirado em experiência de Nova York, que tem cartão de descontos semelhante ao que o Rio pretende implantar em janeiro.

A iniciativa é da Filme Rio - Rio Film Commission, que tem a missão de promover o Estado como destino de filmagens de conteúdo audiovisual. A entidade é ligada à Secretaria de Estado de Cultura. O cartão será apresentado hoje a representantes do setor em evento na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no bairro do Jardim Botânico, Zona Sul do Rio.

Steve Solot, presidente da Rio Film Commission, disse que o cartão busca atrair produções nacionais e estrangeiras para filmar no Rio. A iniciativa também busca aproximar as equipes de produção dos prestadores locais de bens e serviços. O instrumento tende a reduzir custos das equipes de filmagem que escolherem o Rio como locação.

Solot afirmou que estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis, empresas de aluguel de equipamentos de filmagem e de automóveis e seguradoras interessadas em integrar-se ao programa devem preencher formulário no site da entidade (www.riofilmcommission.rj.gov.br). O novo mecanismo poderá começar a operar em janeiro, com cerca de 50 estabelecimentos.

Caberá aos estabelecimentos definir o percentual de desconto a ser oferecido às equipes de produção, que também terão que se cadastrar no site da Rio Film. O cartão será válido durante todo o período de produção do audiovisual. Solot disse que caberá ao produtor local, subcontratado pela equipe de produção nacional ou estrangeira, fazer o cadastro no site. Mas quando se tratar de um programa jornalístico, o produtor estrangeiro poderá se cadastrar diretamente no site.

Três entidades apoiam a iniciativa: Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio), Rio Convention & Visitors Bureau e Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav-RJ).

Solot afirmou que embora o cartão seja uma ferramenta nova para produzir audiovisual no Estado, a Rio Film conta com outros instrumentos de apoio. O principal mecanismo financeiro da entidade é um edital de produção, no valor R$ 1 milhão, que seleciona projetos nacionais e estrangeiros em uma chamada pública feita com recursos da Secretaria de Estado de Cultura. Em 2010, foram selecionados quatro projetos (dois brasileiros e dois estrangeiros).

O filme só recebe o dinheiro quando começa a produção. Solot disse que as inscrições para o edital 2011/2012, com mais R$ 1 milhão em apoio financeiro, serão abertas em janeiro. A Rio Film também faz trabalho para ajudar cidades do interior do Estado a receber produções audiovisuais. Assinou convênios com Angra dos Reis, Búzios, Parati, Santa Maria Madalena e Barra do Piraí. "Ali [em Barra do Piraí] existem fazendas maravilhosas que podem servir de locação para filmes mexicanos, por exemplo", disse Solot. Ele disse ainda que a Rio Film fez acordos internacionais com duas entidades congêneres: uma de Londres e outra de Paris para fazer trabalhos de promoção e coprodução.

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