22 de jan. de 2012

VISA CERTIFICA CELULARES DA SAMSUNG, LG E RIM COMO 'CARTEIRAS DIGITAIS'

portal IDG Now! 10/01/2012 - Mikael Ricknäs (IDG News Service)

A Visa adicionou smartphones da Samsung, Research In Motion (RIM) e LG à lista de dispositivos certificados para trabalhar com os mais de 180 mil terminais de pagamento NFC na Europa.

Todos os produtos credenciados rodam o aplicativo payWave da Visa em um cartão SIM protegido, e usam comunicação por proximidade (NFC, na sigla em inglês) para transmitir dados aos terminais. Os primeiros celulares a ganhar o suporte são os mais populares de cada fabricante: Galaxy S II, Optimus Net, e BlackBerry Bold 9900 e 9790, e Curve 9360.

O sistema payWave permite aos usuários completar transações tanto com o cartão de crédito quanto com o celular. Para isso, basta levar o smartphone junto ao sensor e esperar poucos segundo pelo fim do procedimento. A certificação é uma parceria entre a Visa Europe – que atua no continente europeu – e a Visa Inc., que coordena as atividades da empresa no mundo inteiro.

Embora o padrão tenha avançado em 2011, o ritmo foi inferior ao esperado, analisa John Devlin, diretor de pesquisas do instituto ABI Research. Para ajudar em sua popularização, a Visa assinou um acordo com a Google, fazendo com que o payWave seja compatível com o Wallet da gigante.

Para este ano, a Visa se diz otimista. Segundo Mary Carol Harris, diretora de mobilidade para a Europa, 2012 será importante para firmar mais parcerias, de modo que várias companhias possam atuar juntas e fazer com que o pagamento digital chegue a mais pessoas.

“O ano será decisivo para que a pagamento móvel se prove prático, mostre como pode ser utilizado em situações cotidianas e prepare a estrutura para uma adoção maciça em um futuro próximo”, afirmou.

No momento, a bandeira de cartões está trabalhando com a Samsung para um celular especial para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. “Os olhos estarão voltados a Londres e é uma oportunidade de mostrar às pessoas o quão conveniente e segura a tecnologia é”, disse Carol Harris.

Nenhum comentário: