14 de jan. de 2012

PARCERIA IMPULSIONA SUPER PORTUGUÊS

jornal Valor Econômico 29/12/2011 - Felipe Marques

"Doutô Ricardo, uma palavrinha, por favor? É que eu acabei de comprar quinhentas gramas de queijo, mas aí eu esqueci de pedir pra cortar mais um pouquinho... Sabe o que é, apareceu um camundongozinho lá em casa e eu tava querendo só uma pontinha de queijo pra pegar o filho da mãe. Aí o cara que corta frios pediu pra eu vir aqui perguntar pro senhor se podia."

É nesse tom de intimidade que os habitantes da pacata Santa Isabel, município a 50 km de São Paulo, conversam com Ricardo Ribeiro, o dono do Supermercado Super Português - assim mesmo, com dois "Supers". O excesso de adjetivos não é de todo um exagero. Apesar da atmosfera de cidade pequena, o Super Português tem tamanho para rivalizar com supermercados de grandes centros urbanos, fluxo incessante de isabelenses e planos de ficar ainda maior.

O porte foi conquistado, conta Ribeiro, com a parceria financeira do Tribanco. A instituição mineira oferece linhas de capital garantido e adiantamento de cheques para o mercado - com taxas que vão de 1,2% a 3% ao mês. "Eles já liberam também uma linha de crédito para comprarmos equipamentos para o novo mercado. No começo de 2012 vamos abrir uma loja nova", diz Ribeiro, que é sócio do irmão, José Carlos Ribeiro, no mercado.

No coração desta parceria está o Tricard, um cartão de loja que o banco emite para os comércios parceiros. "O Tricard vem sendo um importante elemento para alavancar nossas vendas", conta Ricardo. Com o nome de "Supercompras" o cartão dá ao cliente do Português um limite inicial de R$ 300 de crédito, e o Tribanco oferece até pequenos seguros com a fatura.

De acordo com Ribeiro, o mercado distribui entre 300 e 500 cartões no mês e tem cerca de 10 mil clientes ativos - um quinto dos cerca de 50 mil habitantes da cidade. Para atrair a clientela, ele conta que o truque é investir nas promoções - com direito à famosa "roda da fortuna" para os premiados - e na rapidez na hora de emitir o cartão. "Se você sentar lá no quiosque, em 20 minutos já tem o cartão".

O sucesso do Tricard no Super Português fez com que o mercado fosse escolhido para participar do projeto piloto do Tribanco para emitir cartões com bandeira Mastercard. Ribeiro diz que o teste começou no fim de setembro e estima que tenham sido emitidos cerca de 400 cartões em trinta dias.

O Supermercado Super Português trabalha com o Grupo Martins, a rede atacadista ligada ao Tribanco, desde 1986. Em meados da década de 90, o comércio tornou-se também cliente do Tribanco. A estratégia para chegar no Português foi a mesma que o banco mantém até hoje. "O primeiro contato foi feito pelo revendedor comercial do Martins", lembra Ribeiro. "Eles começam oferecendo uma extensão no prazo de pagamento: você ganha 28 dias para pagar a mercadoria pelo Martins e mais 90 pelo Tribanco."

Ribeiro conta que o Super Português está há 30 anos no mesmo lugar - ele é o neto do português que fundou o mercado, Daniel Catanho. "Nós éramos do tamanho da farmácia que tem ali na frente", diz. A farmácia e um posto do Bradesco ficam dentro do mercado e foram inaugurados em 2009. O Super Português também é cliente do Bradesco, desde 1986.

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