14 de jan. de 2012

SÃO VICENTE INAUGURA SERVIÇO DE BILHETAGEM COM CARTÃO EM VANS

jornal DCI 05/01/2012

As vans do Sistema de Transporte Coletivo de São Vicente já estão com o serviço de bilhetagem eletrônica em funcionamento. Com isso, os passageiros têm a opção de utilizar o cartão eletrônico ao invés de dinheiro para fazer o pagamento da passagem. O equipamento foi uma exigência feita no ano passado pelo Ministério Público e aceito por meio do Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), assinado pelos operadores do sistema e pela prefeitura.

A frota do transporte público municipal é composta por 367 veículos, todos já com o 'validador' para a leitura dos cartões. O objetivo é extinguir o uso de vale transporte de papel - muito utilizado por trabalhadores e estudantes. O investimento para a implantação do sistema foi de R$ 3,5 milhões. A empresa responsável pela instalação dos equipamentos e disponibilização do banco de dados para cadastro dos usuários é a Digicon.

Motoristas, cobradores e funcionários já foram treinados para utilizar a nova tecnologia. As pessoas com mais de 60 anos de idade, deficientes físicos, portadores de mobilidade reduzida e integrantes do Centro de Aprendizagem Metódica e Profissional de São Vicente (Camps) e do Jockey Instituição Promocional (JIP), continuam tendo gratuidade na passagem. Cerca de 2 mil usuários que se enquadram nessa categoria de gratuidade já se cadastraram na Secretaria de Transportes, Segurança e Defesa Social (Setrans).
Somente o cadastro de portador de necessidades especiais deve ser feito no Crea Adulto, mediante apresentação de laudo médico com CID (Código Internacional da Doença), encaminhamento médico de uma unidade de saúde especializada (NAPS - saúde mental, Reabilitar - deficiência física e SAE - no caso de portadores de doenças infecciosas), além de cópia do RG e CPF, comprovante de residência em nome da pessoa solicitante e uma foto 3x4.

Acompanhantes desses pacientes também devem apresentar documentação pessoal (CPF e RG), comprovante de residência no próprio nome e uma foto. O Creas Adulto fica na Rua Treze de Maio, nº 606, no Parque Bitaru (atrás da Câmara Municipal). Outras informações podem ser adquiridas através do telefone: 3465-9000 ou 3469-2211, durante todos os dias úteis, das 9h às 17h. Os cartões magnéticos de transporte estão sendo vendidos no escritório da Cooperlotação.

Nenhum comentário: