4 de jan. de 2012

PAYPAL USA CLIENTES DA VIVO PARA SEDUZIR COMÉRCIO ELETRÔNICO

jornal Brasil Econômico 13/12/2011 – Carolina Pereira

Poucomais de um ano após chegar ao mercado brasileiro, a americana Paypal, empresa de pagamentos on-line do gigante de comércio eletrônico eBay, já definiu suas metas para os próximos três anos. Com o aumento do acesso à banda larga e o incremento da renda da população, a empresa quer ser a líder do mercado no Brasil e se tornar a quinta maior operação da Paypal no mundo.Hoje, o país está na décima quinta colocação.

Um contrato iniciado em agosto está sendo crucial para o crescimento da empresa no país. A Paypal assinou com a maior operadora de telefonia celular do Brasil, a Vivo, para ser responsável pelo sistema de pagamento de recargas no site da empresa. Hoje, a operadora é a maior cliente da Paypal no Brasil. A Polishop, Daslu, Hope e outras também estão na lista de conquistas do ano, de acordo com o presidente Mário Mello. São 30 mil varejistas no total, mas a previsão é que este número triplique em 2012.

Um fator que vai impulsionar o crescimento dos varejistas cadastrados no Brasil, segundo Mello, é o projeto de pagamento pelo celular feito em parceria com a Vivo, com previsão para entrar em funcionamento em março. A ideia é permitir que clientes cadastrados no Paypal paguem pelo celular mesmo sem conexão a internet e de qualquer tipo de aparelho, pela rede da operadora. Além disso, a recarga também poderá ser habilitada pelo telefone.

Com a funcionalidade, Mello acredita ser possível chegar a 60 mil varejistas cadastrados, já que as lojas precisarão ter conta na Paypal para receber pagamentos vindos dos celulares Vivo. Mais 30 mil clientes viriam de fora do programa, em 2012, totalizando número de varejistas três vezes maior em relação a 2010. Mello explica que este é o maior projeto de pagamento móvel da Paypal no mundo, já que afetará toda a base de clientes da Vivo, que é de 67 milhões segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) do terceiro trimestre.

“Nos Estados Unidos não há projetos como este porque a base de smartphones é grande. O pagamento é feito pela internet”, diz Mello. Ele acredita, no entanto, ser possível exportar o projeto da Vivo para países como Índia e China.

Concorrência

Para se diferenciar, a Paypal tem oferecido alguns benefícios para atrair o pequeno varejo. Uma das iniciativas inclui a compra de pacotes de Sedex nos Correios ao menor preço para repassar às lojas virtuais que não conseguem o volume necessário para conseguir os melhores valores. Por meio do Paypal, os varejistas clientes têm acesso a estes preços, no mínimo 30%menores, por conta do grande volume.

Mas para atingir seu objetivo, que é a liderança do mercado em até três anos, a Paypal terá de bater de frente com o grupo Buscapé que, após adquirir quatro empresas da área de pagamentos digitais nos últimos três anos, também quer alcançar o primeiro lugar. O Uol diz que a liderança na área de pagamento on-line é do PagSeguro. Mello não informa qual é a receita ou o volume de transações feitos pelo Paypal no Brasil,mas a empresa teve faturamento de US$ 552 milhões no terceiro trimestre do ano no mundo, o que significa crescimento de 41%em relação a 2010. Cerca de US$ 29 bilhões passaram pelo sistema da Paypal no período.

Nenhum comentário: