4 de jan. de 2012

CALOTE É MENOR EM CARTÃO SEM BANDEIRA

jornal Brasil Econômico 12/12/2011 – Flávia Furlan

Uma das estratégias dos varejistas para aumentar o uso do cartão private label é se aliarem a uma bandeira reconhecida internacionalmente, como Visa e Mastercard, permitindo que o cliente use o plástico em outros estabelecimentos comerciais. O que as redes estão notando agora é que esses cartões, chamados de híbridos, trazem também um aumento da inadimplência desses consumidores.

“Dados mostram que, nos cartões de loja, os clientes mais inadimplentes são aqueles que têm um plástico com bandeira”, diz o diretor do Instituto Medida Certa, Ivan Daibert. Pesquisa divulgada com exclusividade ao BRASIL ECONÔMICO mostra que 20,2% dos detentores de cartões de loja híbridos são inadimplentes, contra 18,4% daqueles que têm cartão de loja sem bandeira ativo.

A título de comparação, entre os detentores de cartões de crédito emitidos por bancos, 14,6% estão inadimplentes. Os resultados foram calculados com base nas 5.122 entrevistas da Pesquisa Nacional de Cartões de Crédito de 2011, realizada pelo CardMonitor e o InstitutoMedida Certa.

Conforme o executivo explica, a maior inadimplência em cartões híbridos acontece porque normalmente esses clientes não tinham acesso a banco nem a crédito, mas de repente passam a contar com essas possibilidades—e, sem educação financeira, tendem a se endividar além do que podem. O brasileiro possui, em média, 1,6 cartão private label ativo.

Hábitos de consumo

Em relação ao comportamento dos brasileiros, a pesquisa aponta que quem possui cartão bancário costuma escolher um em detrimento de outro, de acordo com as características do próprio plástico — como a anuidade cobrada, por exemplo. O consumidor que tem um cartão de loja, por sua vez, faz suas escolhas não baseado no cartão em si,mas no varejista onde pretende ter umrelacionamento. “Razões para o uso de um private label têm relação com o próprio varejista”, diz Daibert.

De acordo com o levantamento do CardMonitor e Instituto Medida Certa, o primeiro item que o brasileiro analisa ao escolher um cartão private label é a variedade de produtos que ele vai encontrar no varejista, item que foi apontado por 35% dos mais de 1,1 mil detentores destes plásticos ouvidos.

Em segundo lugar, com 13% das respostas, estava a qualidade de produtos que o varejista oferece como motivador de uso de um private label em detrimento de outro. Além disso, a praticidade que o cartão oferece, a possibilidade de pagamento das compras em qualquer lugar e o fato de o estabelecimento oferecer melhores condições de parcelamento das compras e menor preço também entram na lista que ajuda a definir o uso do plástico.

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