4 de jan. de 2012

EMISSÃO DE PLÁSTICOS DEVE MANTER RITMO EM2012

jornal Brasil Econômico 12/12/2011 - Ana Paula Ribeiro e Flávia Furlan

Sem temor de que o mercado seja afetado pelo cenário econômico mundial mais turbulento, emissores de cartões de loja aguardam crescimento em 2012 na base de plásticos. A financeira Sorocred, por exemplo, deve ampliar em 15% o número de plásticos emitidos, que hoje está em 4,2 milhões, de acordo com o diretor Wilson Justo. Isso seria o equivalente a mais 630 mil cartões em circulação.

Já a Cetelem, financeira do grupo francês BNP Paribas, espera emitir no próximo ano mais 1 milhão de cartões com sua bandeira, a Aura. Ao final deste ano, ela deve atingir 3 milhões de cartões emitidos, sendo 1 milhão híbridos, uma vez que também possuem a bandeira Mastercard.

A estratégia usada pela Cetelem será ampliar o número de varejistas. Um total de 1,3 milhão de estabelecimentos comerciais em todo o Brasil aceitam a bandeira. “Nosso canal de distribuição é unicamente o varejista e 70% dos cartões distribuídos por eles já saem com uma primeira compra”, conta o presidente da Cetelem, Marcos Etchegoyen.

A avaliação é que o mercado brasileiro ainda tem potencial para um ritmo acelerado de expansão em cartões. “Anos de crise são de oportunidade, em que criamos novas soluções”, ressalta Etchegoyen.

A opinião é compartilhada pelo presidente da Mastercard Brasil, Gilberto Caldart. “Não há lugar melhor para estar no próximo ano do que no Brasil”, afirma o executivo.

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