4 de jan. de 2012

CELULAR DA PORTO SEGURO ESTREIA ATÉ JUNHO DE 2012

jornal Brasil Econômico 12/12/2011 – Fabiana Monte

A Porto Seguro só conseguirá entrar no mercado de telefonia celular perto de junho 2012. A seguradora, que chegou informar que esperava lançar sua operadora virtual a tempo do Natal, reviu o cronograma, pois o processo para desenvolver o novo negócio foi superior ao previsto inicialmente. “Tivemos atraso para a liberação da nossa licença de operação, o que é até natural, porque o tema operadora móvel virtual é novo para todomundo”, diz Italo Flammia, diretor de tecnologia da Porto Seguro.

De acordo como executivo, a autorização final da Agência Nacional de Telecomunicações foi publicada em novembro no Diário Oficial, quando a empresa deu início a contatos com outras operadoras para interconectar sua rede a outras. “Agora estamos nessa etapa, para conectar nossos circuitos aos das outras operadoras, para que nossos celulares falem com os das outras”, afirma Flammia.

Operadoras virtuais são empresas que alugama rede de outras operadoras, para oferecer telefonia celular de nicho a clientes finais. No caso da Porto Seguro Telecomunicações, a empresa que fornecerá rede é a Tim. Marceli Passoni, analista da Informa Telecoms & Media, diz que a criação de uma operadoramóvel virtual é complexa e que, em média, leva de um ano a um ano e meio. “Para empresas de áreas como varejo é ainda mais, porque há questões técnicas a serem acertadas, além do próprio processo de obtenção da licença”, explica.

Testes em andamento

Enquanto aguarda os acordos de interconexão, a Porto Seguro começa a fazer testes internos. Um grupo de 15 executivos está usando serviços de dados por meio de tablets e celulares. “Não tiramos o pé, pelo contrário, aceleramos. Estamos tentando acelerar ao máximo em todas as atividades que ocorrem em paralelo ao pedido de interconexão com as outras operadoras”, ressalta Flammia.

As ações incluema implantação da plataforma da Ericsson e interligação com sistemas da Tim e a definição de modelo de negócios. Uma equipe de 150 pessoas trabalha diretamente no projeto da operadora virtual. Nos próximos meses, serviços de voz e dados serão lançados para corretores e funcionários, em um ambiente interno e controlado. Quando começar a oferta comercial, o público-alvo inicial serão os cerca de 3 milhões de clientes de seguros de automóvel da Porto Seguro, maior parte da base de segurados, diz Flammia. Para o público externo, o serviço terá início pelo Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa também quer atuar no rastreamento de veículos.

“A expectativa é que a operação esteja no ar em junho, mas nosso compromisso é com a qualidade, não com o prazo. Não temos motivo para correr e comprometer a qualidade”, diz.

Ameta da Porto Seguro é atingir 1 milhão de assinantes em cinco anos. Clientes da seguradora terão descontos nas apólices, caso contratem serviços de telecomunicações, mas o modelo final ainda está sendo desenhado. Como diferencial, a operadora quer investir em qualidade, não em preço.

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