18 de ago. de 2011

FEBRABAN CONTESTA PROPOSTA DE MUDANÇA PARA CORRESPONDENTES

jornal DCI 17/08/2011 – Agência Estado

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criticou a proposta do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) que limita a atuação dos correspondentes bancários. A entidade, que representa as instituições financeiras, participou de audiência pública para discutir o tema e apresentar sua avaliação de que os correspondentes ajudam a promover inclusão bancária e a desenvolverem-se localidades em que não há agências.

Para a Febraban, seria um retrocesso extinguir esse modelo. A entidade rebate a tese dos bancários de que o modelo prejudica a categoria e torna o trabalho precário afirmando que de 2006 a 2010 houve aumento não só de agências e de profissionais contratados pelos bancos, mas também porque a categoria teve aumento real de salário e benefícios. Para as instituições, os correspondentes são passos para que novos negócios sejam feitos nas localidades atendidas.

Nos bastidores, a percepção de fontes da entidade é que o deputado Berzoini faz um movimento político para ganhar mais influência junto ao sindicato dos bancários, sua principal base eleitoral. Apesar dos sinais de lideranças do governo, a entidade acompanha o assunto de perto e vai fazer a disputa política para evitar que a ideia avance.

A Associação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços ao Consumo (Aneps) já recebeu cerca de 4 mil inscrições em todo o Brasil para as primeiras provas do seu programa de certificação dos agentes de correspondente, que atende a nova regulamentação do Banco Central.

Iniciado em julho, o programa teve suas primeiras provas realizadas na capital paulista. Em agosto, é a vez de 15 capitais (Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Salvador, Fortaleza, Recife, Belém, São Luís e Manaus) e do interior e litoral paulista.

Nenhum comentário: