29 de ago. de 2011

SARAIVA VIRA SHOPPING PELA WEB E VENDE ATÉ SAPATOS

jornal Brasil Econômico 25/08/2011 - Cintia Esteves e Carolina Pereira

Aos poucos a Saraiva deixa de lado seu perfil de livraria, para ser uma varejista de departamentos, pelo menos na internet. Recentemente, a companhia passou a vender eletroportáteis e eletroeletrônicos e o próximo passo é se tornar uma especialista em roupas, calçados e acessórios esportivos. A empresa fez uma parceria com a Netshoes, uma das maiores do segmento, e terá todo o portfólio da varejista disponível em seu site dentro de duas semanas.

“Ganharemos uma comissão da Netshoes para cada venda realizada”, afirma Marcílio Pousada, presidente da Saraiva. O executivo pretente buscar novas parcerias deste tipo. “Quem sabe com uma fabricante de vinhos”, diz. O consumidor, por sua vez, aprova o perfil eclético da livraria. No primeiro semestre, o comércio eletrônico da companhia, que também é dona da Siciliano, faturou R$ 247,2 milhões, alta de 19,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mas se no site a estratégia é a variedade, na TV o objetivo é a especialização. A varejista, que vende filmes por meio dos televisores da LG, acaba de fechar parceria com a Samsung e a Philips. “Por enquanto não temos intenção de vender outros produtos pela TV, pois acreditamos que eles devam estar relacionados ao uso do aparelho como no caso dos filmes”, diz Marcílio Pousada, presidente da Saraiva.

Locadora virtual

E no foco de atuação da Saraiva nas vendas via TV, que são os vídeos, a empresa vai ganhar um concorrente de peso. No dia cinco de setembro a americana Netflix, que tem 23 milhões de assinantes nos Estados Unidos e Canadá, vai anunciar quando será o início da atuação no Brasil. Em julho, a companhia informou a expansão da atuação para 43 países em toda a América Latina e Caribe para ainda este ano. Além dos filmes e séries disponibilizados em outros países, a empresa promete ter também conteúdo local.

Além da Netflix, a Saraiva já compete com empresas nacionais como Netmovies e Terra nas vendas de vídeos via TV.

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