29 de ago. de 2011

OPERADORAS DE CARTÃO DE CRÉDITO PREPARAM APPS DE SEGURANÇA PARA PAGAMENTOS COM CELULARES

portal IDG Now! 27/08/2011 - Computerworld

Quatro grandes companhias de cartão de crédito estão trabalhando com o consórcio de pagamentos eletrônicos móveis Isis para instalar aplicativos de segurança para pagamentos móveis em futuros smartphones compatíveis com a tecnologia de transmissão sem fio NFC (near-field communication) nos Estados Unidos.

A Visa espera licenciar seu próprio programa, chamado PayWave, para os próximos smartphones com NFC vendidos pelas três operadoras americanas do consórcio Isis, afirmou um porta-voz da operadora de cartões esta semana.

O Isis, formado pelas operadoras AT&T, Verizon e T-Mobile, anunciou há alguns meses planos de lançar pagamentos móveis sem contato usando smartphones compatíveis com a tecnologia NFC em testes no início de 2012 nas cidades de Salt Lake City e Austin, no Texas.

O esquema substituiria pagamentos em dinheiro e cartão de crédito pelos realizados através do smartphone. Os usuários basicamente teriam o mesmo crédito de um banco como se fosse um cartão de crédito.

No final do último mês de julho, o Isis anunciou que lançaria pagamentos móveis com as operadoras Visa, MasterCard, Discover e American Express, mas não ofereceu maiores detalhes sobre como as parcerias funcionariam.

As quatro administradoras de cartão oferecem softwares de pagamento sem contato, atualmente mais usados em cartões de crédito com chips. Em Julho, os executivos do Isis disseram que ter as quatro administradoras participando do projeto aumentaria a aceitação por parte dos consumidores e comerciantes.

O consórcio Isis ainda precisa criar parcerias com bancos que trabalhem com redes de crédito, além de anunciar quais bancos estarão envolvidos nos testes. Quando foi lançado pela primeira vez, o consórcio trabalhava com o Barclays, mas depois anunciou que também trabalharia com outros bancos.

Um porta-voz da Visa afirmou ontem, 26/8, que os consumidores das três operadoras terão a oportunidade de comprar smartphones pré-carregados com a sua tecnologia PayWave. A MasterCard, que chama seu programa de pagamento sem contato de Pay Pass, a Discover e a American Express devem ter abordagem semelhante.

Com vários aplicativos de pagamentos móveis wireless, os consumidores provavelmente abrirão o app em um smartphone com um único toque, e então digitar um código PIN antes de passar o telefone por um terminal NFC para fazer o pagamento em uma loja, por exemplo.

O PayWave é um software que suporta o nível de segurança EMV (Europay MasterCard Visa), considerado a mais alta tecnologia de criptografia da indústria, afirma a Visa em seu site. A operadora utiliza o programa em seus smartcards e alguns telefones celulares. Em um teste do PayWave, consumidores da Malásia fazem seus pagamentos em uma loja de varejo ou outro ponto de venda ao aproximar um smartphone com NFC de um terminal com a tecnologia.

Em maio deste ano, a Visa anunciou planos de lançar até o final do ano um sistema de “carteira digital” nos EUA e no Canadá que permita pagamentos para lojas virtuais (e-commerce) a partir do navegador web de um telefone, assim como telefones equipados com NFC.

A Visa é a maior companhia de cartão de crédito dos EUA, sendo responsável por mais da metade das transações desse tipo no país.

Nenhum comentário: