24 de ago. de 2011

ROUPA É ARTIGO MAIS COMPRADO ON LINE NOS EUA


jornal Diário do Nordeste 20/08/2011 - Lívia Barreira

O PuntoMio, facilitador de compras online nos Estados Unidos, anunciou resultados do balanço de suas transações no 1º semestre de 2011. Ao contrário do que ocorre no e-commerce do Brasil, os dados revelam que as roupas representam o tipo de produto mais procurado por consumidores brasileiros em lojas eletrônicas norte americanas. Pelo levantamento, a categoria responde por 21,71% de todos os produtos enviados ao País. Na sequência estão os eletrônicos, que somam 12,78% do total, seguidos por perfumaria e cosméticos, que equivalem a 12,44% das compras.

Seja pela comodidade de efetuar uma compra de casa, de conseguir preços mais acessíveis ou pela possibilidade de adquirir artigos diferenciados. Hoje, fazer compras online virou uma "febre" entre os brasileiros. No caso dos sites americanos, uma das vantagens mais atrativas é a exclusividade dos artigos, ou seja, não existe no Brasil. No entanto, é imprescindível tomar algumas precauções antes de sair por aí clicando em qualquer endereço online, como por exemplo, a reputação da empresa. "O mais importante é verificar a idoneidade do site. Sabemos que hoje existem milhões de empresas virtuais, portanto, o cuidado deve ser redobrado. O consumidor pode fazer uma busca na internet, saber se empresa tem registro, CNPJ, endereço e telefone. Caso haja algum problema ele vai saber onde reclamar", orienta a supervisora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Polyanna Carlos Silva.

Pelo fato de o consumidor precisar digitar dados pessoais e de cartão de crédito, outra dica importante é evitar fazer compras a partir de computadores públicos, como os de lan houses, nas quais muitas pessoas têm acesso.

Muita gente não sabe, mas para compras realizadas fora de um estabelecimento comercial, têm-se até sete dias para solicitar a desistência. O prazo deve ser contado a partir do dia do recebimento do produto. "É um direito muito importante, mas pouco divulgado. O consumidor não precisa se justificar. Ele terá direito a receber o valor pago, inclusive o do frete", comenta Polyanna.

Entrave

O grande problema apontado por ela quando se adquire uma mercadoria online é a falta de logística para a entrega. "Algumas empresas não cumprem os prazos de entrega. Por isso que é importante estar documentado, guardar a solicitação de compra, saber do prazo de entrega. Tudo tem que ser guardado porque se der algum problema ele tem como estar resguardado do direito dele", informa a representante da Proteste.

Comunicação Segura

Verifique se o site oferece comunicação segura entre seu computador e o servidor, podendo ser verificado em seu navegador pelas presenças do endereço no formato https://www.example.com (em vez de http://...) e da figura de um cadeado na interface gráfica do navegador (normalmente no rodapé).

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