jornal Brasil Econômico 15/08/2011 – Cintia Esteves
As recentes aquisições feitas pelo Magazine Luiza representaram não só um significativo incremento no número de lojas do grupo, como também uma oportunidade para acelerar a expansão da base de cartão de crédito da varejista. Nos últimos 12meses, o número de cartões emitidos quase dobrou, chegando a 4milhões. Na Lojas Maia, adquirida em julho do ano passado, ele representa 28% do total das vendas.
Além das 150 unidades da rede nordestina, o Magazine Luiza ainda terá outras 109 lojas do Baú da Felicidade, comprado há dois meses, para ampliar sua base de cartões. Os antigos pontos de venda do apresentador Silvio Santos foram fechados para reforma, mas começam a ser reabertos neste mês. No entanto, apesar das oportunidades de crescimento dentro de casa, o Magazine Luiza quer mais. A varejista tem focado em parcerias com comerciantes do interior de São Paulo para que eles também aceitem o seu cartão como forma de pagamento.
“Oferecemos condições especiais para o cliente que usar nosso cartão em outros estabelecimentos. Para a loja parceira a vantagem é ganhar o cliente do Magazine Luiza”, diz Frederico Trajano, diretor de vendas da companhia, referindo-se a uma comum prática do mercado. No segundo trimestre o faturamento do cartão dentro da loja foi de R$ 572 milhões, alta de 23,4%. Na rede de terceiros, a receita foi de R$ 923 milhões, aumento de 87,1%.
Mais compras
A varejista dá sinais de que está bastante ocupada coma integração de Maia e Baú, mas não descarta novas compras no curto prazo. “Temos um DNA de aquisições, afinal foram13 desde a fundação da empresa, em1957. Aquisição é uma questão de oportunidade”, diz Marcelo Silva, superintendente do Magazine Luiza. No segundo trimestre, o lucro líquido da companhia foi de R$ 4,6 milhões, queda de 71,2%. Segundo a empresa, este resultado foi afetado por algumas despesas com a compra da Lojas Maia.
Baú desaparecerá em janeiro de 2012
Das 121 lojas do Baú da Felicidade compradas pelo Magazine Luiza, 35 se transformarão em unidades virtuais, formato que não possui estoque e os produtos são demonstrados ao cliente pelo computador. Quatro unidades localizadas próximas a lojas do Magazine Luiza serão utilizadas para ampliar os endereços antigos. Outras 12 serão fechadas e as 70 restante simplesmente se adequarão ao formato de lojas da rede. Estas reinaugurações acontecerão de agosto a dezembro deste ano ainda com a bandeira Baú. No entanto, em janeiro de 2012, todas ganharão na fachada a marca Magazine Luiza.
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