29 de ago. de 2011

ACESSO WAP CONTINUA CRESCENDO, INFORMA ITAÚ UNIBANCO

portal Teletime 26/08/2011 – Fernando Paiva

As primeiras experiências de mobile banking no Brasil foram feitas por meio de portais WAP, anos atrás, muito antes da chegada do 3G ou do iPhone. Agora, já existem diversas outras formas de acessar os bancos através de celulares e tablets, dentre as quais se destacam os aplicativos móveis e os próprios websites, alguns deles otimizados para visualização em dispositivos touch screen. Apesar disso, o acesso via WAP segue crescendo, pelo menos no Itaú Unibanco, segundo o diretor de canais de atendimento da empresa, Ricardo Guerra. "O acesso WAP se mantém em crescimento, não tivemos nenhuma queda desde sua implantação. A extensa maioria dos aparelhos celulares no Brasil ainda não são smartphones", explica o executivo.

O site WAP do Itaú está disponível desde 2000 e permite consulta de saldo e extrato de conta corrente e poupança; realização de pagamentos, transferências e DOCs; consulta, aplicação e resgate de fundos; recarga de celular; consulta de limite e fatura de cartões, entre outras operações. O banco não revela, contudo, número médio de transações e quantidade de usuários ativos do site WAP.

Apps

No começo de agosto o banco divulgou que até aquele momento seu aplicativo móvel de mobile banking acumulava 630 mil downloads, dos quais 200 mil haviam ocorrido nos últimos cinco meses. A versão para iPhone vinha em primeiro lugar, com 354 mil downloads, seguida daquela para Android (113 mil), iPad (107 mil) e Blackberry (53 mil). Perguntado sobre a criação de uma versão para Windows Phone ainda este ano, Guerra respondeu: "O Itaú Unibanco está sempre focado em novas tecnologias que garantam maior conveniência a seus clientes. Esperamos ter novidades em breve. De qualquer forma, até que tenhamos um aplicativo dedicado ao Windows Phone, os clientes podem acessar o banco através do mobile banking no endereço Itau.com.br/mobile".

Mobile+

Ricardo Guerra será palestrante no painel "A mobilidade na perspectiva do comércio e dos bancos", que acontecerá na tarde do dia 27 de setembro, durante a quarta edição do Forum Mobile+, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Para o mesmo painel estão confirmadas as participações de Marcelo Sarralha, diretor de produtos da Visa; Massayuki Fujimoto, CEO da Paggo; e André Andrade, COO da Movile.

O Forum Mobile+ é um evento dedicado a soluções e aplicações móveis corporativas. Nesta edição, contará também com painéis sobre m-health, educação em dispositivos móveis, mobile marketing, segurança em smartphones e tablets, dentre outros. O Forum Mobile+ é organizado pela Converge Comunicações. Para maiores informações, acesse: www.convergeeventos.com.br

Nenhum comentário: