7 de fev. de 2011

BANCO MATONE REFORMULA AMBIENTE TECNOLÓGICO

portal Executivos Financeiros 07/02/2011 - Edilaine Félix

O Banco Matone expandiu e adaptou toda a infraestrutura de servidores e storage da instituição em busca de maior capacidade de processamento e armazenamento. Em parceria com a Dell, a equipe técnica do Banco avaliou o ambiente e definiu as necessidades de upgrade e adequação da plataforma de servidores e de armazenamento.

O Banco tem foco no segmento de crédito consignado, e em função do aumento do serviço houve a preocupação com a capacidade, segurança e a disponibilidade de contingenciamento, sendo preciso pensar em uma infraestrutura robusta para suportar esse crescimento.

“Ampliamos, modernizamos e complementamos o parque tecnológico, basicamente em função do crédito consignado que cresceu muito forte em 2010 – 27,5%”, informa Guilherme Lessa, diretor de tecnologia da informação do Banco Matone.

Todas as áreas do Banco se beneficiaram, os canais de atendimento de varejo “Bem-Vindo! Serviços Financeiros”, além dos correspondentes bancários – cerca de mil em todo o País. Lessa destaca que a reformulação deu ao banco maior desempenho, além de um diferencial: “entregar propostas de crédito em um prazo menor, ocorrendo tudo via Internet”.

A Dell participa desde 2001 do processo de modernização do Banco Matone. Lessa diz que as equipes (Banco e Dell) estão mais alinhadas devido ao tempo em que trabalham juntas. “Existe uma sinergia que auxilia nos processos”. Vale ressaltar que a Dell é responsável pelos equipamentos e por parte da consultoria.

A instituição adquiriu oito servidores R710 – Quad Core 2.6 Ghz – 64 Gb de Memória, 1 Storage Dell EMC CX4-240C com 1TB de discos sólidos e 13,5TB de discos Fiber channel, Sistema de Backup ML6020 com 4 drives LTO e switchs BROCADE de 24 portas que se somaram à estrutura VMWARE, servidores, sistemas de backup e storage já existentes.

Benefícios

A reformulação do parque tecnológico do banco Matone acontece a cada três anos. Nesse momento o banco se preocupa em incorporar novas tecnologias, alinhadas com a responsabilidade ambiental, como a energia e a refrigeração de computadores.

A aquisição da nova estrutura de servidores, além de aumentar a capacidade de processamento em 160%; 280% em armazenamento e 200% em performance de backup, incrementou o contingenciamento e a alta disponibilidade do ambiente.

Em projetos anteriores o Banco efetuou a troca dos monitores de todos os computadores para padrão LCD (menor consumo do que os monitores CRT até então utilizados). “Neste projeto, estamos calculando uma economia de pelo menos 48% em energia pela instalação de novos servidores mais econômicos e mais performáticos, e a substituição dos equipamentos antigos”, explica Lessa.

Nenhum comentário: