3 de jan. de 2011

PROCURA POR CRÉDITO PELO CONSUMIDOR DEVE DESACELERAR EM 2011, DIZ SERASA

portal Folha Online 03/01/2011

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito ao Consumidor recuou 1,3% em novembro, ante queda de 1,6% em outubro. Esta foi a oitava queda mensal consecutiva,levando o indicador a 99,3, segundo divulgação da Serasa Experian desta segunda-feira.

Segundo a Serasa, esta sequência de variações negativas sinaliza que as concessões de crédito com recursos livres, para pessoas físicas, deverão continuar se expandindo, porém num ritmo mais suave do que o observado neste segundo semestre de 2010.

Na avaliação dos economistas, a elevação dos compulsórios e a adoção de medidas macro prudenciais de restrição ao crédito por parte do Banco Central, determinadas no início de dezembro, combinadas com o aumento do endividamento do consumidor, deverão proporcionar uma evolução positiva, porém menos acelerada, do crédito ao consumidor, especialmente ao longo do próximo ano.

EMPRESAS

Já o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito às Empresas desacelerou com alta de 0,1% em novembro, ante crescimento de 0,2% em outubro. Esta foi o menor alta mensal do indicador desde o mês de março de 2009.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a possibilidade de um novo aperto monetário a partir do primeiro trimestre de 2011, combinada com uma política fiscal mais austera no primeiro ano de mandato do novo governo, "deverá promover uma desaceleração gradual do ritmo de crescimento econômico, gerando avanços menos intensos na demanda de crédito por capital de giro por parte das empresas".

Nenhum comentário: