4 de jan. de 2011

CONSUMIDOR TAMBÉM É PREMIADO POR GASTAR

jornal Diário do Comércio 04/01/2011 - Sílvia Pimentel

A consultora Fernanda Nogueira Guedes viaja a trabalho pelo menos duas vezes por semana. Nas idas e vindas de avião, ela acumula pontos ou milhas que são trocados por bilhetes, usados em viagens pessoais para dentro e fora do País. Recentemente, com 50 mil pontos acumulados com o cartão Tam Fidelidade, Fernanda fez quatro viagens para o Nordeste. "Sou premiada pelas companhias", comemora. Ela é uma das milhões de pessoas cadastradas em programas de fidelidade oferecidos pelas empresas.

Esses programas viraram febre no Brasil. Começaram pelas aéreas e ganharam o mercado. Hoje, livrarias, supermercados, postos de gasolina, lojas de roupas e outros estabelecimentos oferecem vantagens aos clientes fiéis. Por trás desses benefícios, que começam com um cadastro de clientes, a empresa que os oferece rastreia os hábitos de compra e define estratégias de fidelização.

Nem sempre o consumidor é abordado pelas empresas para participarem dos programas de fidelidade. No caso da Fernanda, o cartão da Tam foi oferecido no momento do check-in de uma de suas viagens.

Para a sócia-diretora da GS&MD Gouvêa de Souza, Cristiane Osso, há uma explicação para o assédio discreto das empresas que têm programas de fidelização. "Um dos grandes desafios é fazer com que a adesão ao programa seja feita sem burocracia", explica. "É uma ferramenta válida, no entanto, há um excesso de marcas buscando conquistar o consumidor. É preciso se diferenciar, entender quem é esse consumidor e encantá-lo com simplicidade", resume Cristiane.

Parceiros – Com 7,6 milhões de associados, o programa Multiplus Fidelidade foi criado pela Tam em fevereiro do ano passado. Tem um novo conceito de relacionamento, em que o consumidor escolhe o destino dos pontos obtidos entre as dezenas de empresas parceiras. As companhias participantes são a rede de hotéis Accor, Bomclube, Editora Globo, postos Ipiranga, Livraria Cultura, Oi, Sky e a Tam.

Recentemente, foi fechada parceria com a GEP, que é gestora das redes de varejo de vestuário Luigi Bertolli, Cori e Emme. Ontem, o Multiplus anunciou parceira com a BM&FBovespa.

De acordo com o presidente da empresa, no futuro, os cadastros das empresas participantes serão interligados, simplificando as adesões. Para usufruir das vantagens, o consumidor deve acessar o site de cada empresa parceira e preencher formulários com seus dados pessoais.

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