4 de jan. de 2011

FORTALEZA: CONSULTA AO SPC NA CAPITAL É A MAIOR EM 52 ANOS


jornal Diário do Nordeste 04/01/2011 - Ilo Santiago Jr.

A quantidade de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em 2010 foi a maior entre todas as outras registradas nos 52 anos de existência da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital (CDL Fortaleza). O recorde histórico confirma o aquecimento do setor de maior impacto na economia local: o comércio.

Conforme o superintendente da CDL Fortaleza, Antônio Carlos Rodrigues, o número de informações fornecidas ao varejo chegou a aproximadamente 10 milhões (entre volume de consultas, registros de inadimplentes e regularizações de dívidas).

"No acumulado de 2010, o número de consultas realizadas pelo comércio, serviço e indústria, para compras e crédito a prazo e pagamentos com cheques, teve uma evolução recorde de 17,2%, em relação a 2009", informou o superintendente, ressaltando que esses dados são um ótimo sinal de dinamismo no comércio. "Isso confirma o momento positivo da economia cearense, onde as empresas estão consultando mais e as pessoas também estão consumindo mais na ponta", completou Antônio Carlos.

Para ele, dezembro de 2010 foi melhor, em termos de vendas, do que igual mês de 2009. "Foi um Natal muito bom para o comércio. O crescimento foi entre 12% e 15% em volume de negócios sobre o ano anterior. A respeito da quantidade de consultas, houve um avanço de 11% na mesma comparação".

Inadimplência

De acordo com a CDL Fortaleza, 19,3% do total de registros consultados apresentaram restrições. É como se fosse cerca de um a cada cinco clientes analisados. Este número se manteve na média anual. Porém, a quantidade de inadimplentes subiu 2,7% sobre o ano de 2009. Para o superintendente, um crescimento até esperado por conta do avanço no consumo. "A inadimplência cresce junto com a elevação no número de consumidores, porém, ela está controlada em Fortaleza. Até porque a quantidade de pessoas que regularizaram suas dívidas foi 4,5% maior. Isso quer dizer que o saldo foi positivo", explicou o superintendente, mostrando que houve uma compensação entre os registros de pessoas que "limparam o nome" no SPC e os fortalezenses que entraram na lista de devedores.

Perspectivas

Segundo Antônio Carlos, as expectativas para 2011 são de continuidade de crescimento na quantidade de consultas ao SPC e no volume de vendas no varejo. Ele se baseia na ampliação da renda, aumento de disponibilidade de vagas de trabalho e expansão do crédito. "Apesar das medidas restritivas na quantidade de parcelas, não acredito que isso atinja o consumo. Poderá arrefecer um pouco, mas não irá comprometer esse processo de evolução da economia, que, inclusive, no Ceará, é maios que a média brasileira", projetou, destacando que, em março, considerado um mês ruim para o comércio, haverá a 2ª edição do Fortaleza Liquida, para reaquecer o mercado varejista. "Em 2010, conseguimos ampliar em 25% as vendas. A previsão é de aumentarmos 30% sobre aquele ano, em 2011", disse.



Nenhum comentário: