portal Segs 28/02/2011 - Julia Chopis
A Chubb do Brasil, uma das maiores operações da The Chubb Corporation fora dos Estados Unidos e a maior da América Latina, divulga hoje o resultado financeiro referente ao ano de 2010.
O desempenho registrado no período evidencia a habilidade da companhia para gerar resultados superiores, aproveitando as oportunidades que surgem a partir de um ambiente econômico favorável. A subsidiária brasileira encerrou o ano com R$ 39,4 milhões de lucro bruto, antes dos impostos e participações, e um lucro líquido de R$ 30,5 milhões, atingindo R$ 955,5 milhões em ativos totais. Seu patrimônio líquido teve crescimento de 9% em relação a 2009, chegando a R$ 334,5 milhões.
“O resultado de 2010 é consequência do crescimento de 11,2 % nos prêmios retidos somado a uma forte disciplina de subscrição e foco da administração na otimização de seus processos, características que continuam a diferenciar a Chubb no mercado”, avalia o presidente & CEO da companhia, Acacio Queiroz.
A Chubb ampliou sua oferta de produtos e serviços, conquistando uma carteira mais diversificada, e apresenta, ao longo dos últimos seis anos, crescimento médio dos prêmios retidos equivalente a 249%, acima mercado. Mantendo uma forte análise de riscos e controle de despesas e destacando-se positivamente nas operações da Corporação na América Latina, a operação brasileira vem apresentando, de forma consistente, bons resultados brutos (antes do resseguro) na avaliação da Chubb Corporation.
As despesas administrativas se mantiveram estáveis ao longo do período (de 12,4% caíram para 12,2%), o que indica uma diretriz estratégica voltada para o ganho de produtividade e constante monitoramento de suas despesas, apesar do alto investimento da companhia no aprimoramento de seus processos.
O atual índice combinado é de 84,9%, permitindo que a Chubb cresça ainda mais ao longo de 2011 com investimentos nas linhas foco e continue a desenvolver alianças estratégicas de longo prazo com corretores. Além disso, este patamar viabiliza a continuidade do processo de adequações técnicas em carteiras que necessitem de ajustes, e o prosseguimento da expansão geográfica.
“Neste ano, a companhia vai priorizar ainda mais a inovação de produtos, o treinamento voltado para qualidade de serviços e investimentos em tecnologia que possibilitem reduzir custos e agilizar processos”, esclarece o CEO, e acrescenta: “o crescimento será direcionado pelo retorno de resultado, mirando novos negócios rentáveis e reduzindo contas de baixo desempenho, com foco na melhoria contínua de sua lucratividade”.
Premiações –
Prêmio Revista Segurador Brasil 2010:
- Melhor desempenho em Seguro de Automóveis;
- Melhor performance em Seguro Residencial;
- Melhor performance em Condomínio;
- Melhor desempenho em Riscos Especiais – Yacht e Máquinas – Equipamentos Agrícolas.
Prêmio Empreendedor Brasil 2010 - 4ª Edição
- “Pioneirismo e Empreendedorismo”
Troféu Gaivota de Ouro 2010 – Revista Seguro Total:
- Excelência em Seguros de Alto Padrão;
- Excelência em Seguros de Acidentes Pessoais;
- Excelência em Modelo de Gestão e Governança Corporativa.
Prêmio "Melhores da Dinheiro" 2010 – Revista IstoÉ Dinheiro:
- Primeiro lugar na categoria Inovação e Qualidade;
- Terceiro lugar em Gestão de Recursos Humanos;
- Entre as cinco melhores empresas no mercado segurador.
Prêmio Apólice 2010 – Revista Apólice:
- Primeiro lugar na categoria “Seguro Auto”.
Prêmio 8º Troféu JRS Comunicação (Porto Alegre):
- Melhor performance em Equipamentos Agrícolas e Construção Civil.
Classificação na 10ª edição - Anuário Valor 1000 - 2010 - Jornal Valor Econômico:
- 14ª posição entre as 50 maiores em ramos gerais.
- No ranking de lucro líquido, a companhia alcançou o 13º lugar
- Entre as dez mais rentáveis sobre o patrimônio
- 6ª colocação em menor sinistralidade em relação às grandes companhias do mercado segurador.
- Nos segmentos de lucro operacional, patrimônio líquido e aplicações, a empresa se destacou entre as 20 maiores seguradoras.
Prêmio Cobertura Performance 13ª edição – Revista Cobertura:
- Melhor Performance Econômico-Financeira - "Carteira de Acidentes Pessoais".
Ações corporativas - reconhecida como Seguradora Platinum, em virtude da qualidade e dos diferenciais de seus produtos, a Chubb Seguros reforçou seu programa de encantamento dos clientes com o Programa Encantar, lançado em 2008. Trata-se de um processo cultural focado no gerenciamento do relacionamento com os segurados através do seu CRM (Customer Relationship Management). Esta cultura de clientividade transforma cada um dos seus profissionais em um ator-chave no relacionamento com os clientes, de forma a garantir a antecipação de expectativas e anseios dos mesmos visando a valorização e a retenção dos principais clientes. O sucesso da estratégia de CRM vem da compreensão de que uma filosofia de negócios envolve tecnologia e processo, organização e pessoas, estratégia e negócios.
Ainda com esta visão, em fevereiro de 2010, a Chubb do Brasil reuniu representantes de suas Centrais de Negócios em um evento para lapidar, junto aos executivos e parceiros da seguradora, o plano estratégico da Chubb do Brasil para os próximos cinco anos, além de dividir experiências vividas nas centrais em diferentes partes do país, buscando o aprimoramento das relações entre corretores e o cliente final.
Infra-estrutura - em 2010, a Chubb investiu em sua infra-estrutura de sistemas e processos, buscando obtenção de ganho de produtividade e eficiência, possibilitando o crescimento sustentado da companhia principalmente com foco na melhoria constante das ferramentas utilizadas pelos nossos parceiros de negócios e corretores de seguros, como por exemplo, a nova versão do portal de serviços na Internet.
A empresa no exterior - a Chubb do Brasil, fundada em 1845, é hoje a empresa de seguros mais antiga em operação no Brasil e uma das mais antigas no continente americano. A empresa é subsidiária da americana The Chubb Corporation, fundada em 1882, uma das maiores empresas de seguros dos Estados Unidos e do mundo, com 120 escritórios operando em 27 países ao redor do mundo, prêmios retidos até dezembro de 2010 de US$ 11,2 bilhões, lucro líquido de US$ 2,2 bilhões e emergiu como líder na indústria de seguros não baseada em tamanho e sim pela longevidade. A The Chubb Corporation recebeu as classificações A+ pela Standard & Poor´s e pela Fitch Ratings, e A2 pela Moody´s e as Companhias de Seguros do Grupo Chubb receberam as classificações A++ da AM Best, AA pela Standard & Poor´s e Fitch Ratings e Aa2 pela Moody´s.
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