redação Serfinco 19/02/2011
Quase metade dos mais ativos usuários de dispositivos móveis aprovam a possibilidade de pagar por bens e serviços utilizando seus aparelhos. A informação foi revelada por uma pesquisa realizada pela Accenture, a nível mundial, que também mostra que o Ocidente fica bem atrás da Ásia na adoção da tecnologia.
Abrangendo consumidores de 11 países, 45% dos entrevistados mostraram-se interessados no conceito de comércio móvel, mesmo com 73% deles expressando preocupações significativas com as questões de privacidade e roubo de identidade.
Os respondentes da Ásia são os mais entusiastas, com 69% indicando que favorecem o uso de telefones móveis para a maioria dos pagamentos. A China está no topo (76%), seguida por Índia (75%), Coréia (56%) e Japão (47%).
Estes dados contrastam fortemente com os dos Estados Unidos e Europa, onde na média apenas 26% dos entrevistados defendem o uso generalizado dos pagamentos através de telefones celulares.
Quando perguntados se utilizaram seus dispositivos móveis para fazer compras nos últimos seis meses, quase a metade dos consumidores na China indicaram que tinham, seguido pela Coréia (42%) e Japão (33%).
Na Ásia, 38% dos consumidores entrevistados usaram seus celulares para ler o código de barras de um produto, enquanto faziam compras, para obter informações adicionais; outros 36% usaram seus aparelhos como ingresso digital, para terem acesso a um evento ou para embarcar em um voo, e 31% compraram um item ou receberam um cupom que continha uma etiqueta eletrônica ou um código de barras.
Mais de dois terços dos participantes da pesquisa disseram que os pagamentos por telefone celular aumentam o risco de roubo de identidade e fraude mas, mesmo com essas preocupações, 62% dos que costumam usar um cartão de crédito para fazerem seus pagamentos recorrentes declararam que usariam seu celular para pagar as contas, caso recebessem um desconto de 20%.
Mais de 50% disseram que gostariam de receber promoções sem ser em dinheiro, com base em suas compras anteriores. Quase a metade gostaria de receber mensagens personalizadas em seus celulares quando estiverem a poucos passos do produto ou serviço em promoção, enquanto 69% aceitariam receber anúncios em seus celulares como parte de seu contrato de serviço em troca de reduções nas tarifas.
Quando questionados sobre que tipo de empresas teriam um papel importante ao permitir que os consumidores façam pagamentos ou façam uso de cupons via telefone, 59% citaram empresas de cartão de crédito; 54% pensaram em operadoras de telefonia móvel; 52% consideraram as empresas de software e 48% mencionaram grandes varejistas e fabricantes de dispositivos móveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário