21 de fev. de 2011

BANCOS DE VAREJO AINDA RESISTEM ÀS MÍDIAS SOCIAIS

redação Serfinco 21/02/2011

Apesar de toda a badalação, quase dois terços dos bancos de varejo no mundo não têm planos para alguma ação via mídia social, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ovum (empresa do grupo Datamonitor).

O levantamento envolvendo 150 bancos mostra que apenas 6% deles utilizam mídia social para lidar com as consultas dos clientes. Dos que ainda não fazem uso, apenas 1% planeja mudar esta situação até o final do próximo ano.

Canais como o Twitter e o Facebook são um pouco mais populares nas ações de marketing, com 14% dos respondentes fazendo uso dessas redes de relacionamento para fins mercadológicos. Outros 12% planejam explorar essas mídias para promover seus negócios até o final de 2012.

Entre os bancos que têm explorado as redes de relacionamento na comunicação com seus clientes, a pesquisa da Ovum cita o First Direct no Reino Unido, o Citi, o Bank of America e o Wells Fargo nos Estados Unidos e o Rabobank na Holanda.

Os bancos americanos têm se entusiasmado com este novo canal, com o Citi contratando Frank Eliason – guru do Twitter - para conduzir suas ações na mídia social.

Recentemente, o NAB (National Australia Bank) usou o Twitter em uma tentativa de acalmar clientes insatisfeitos após uma queda em seu sistema bancário on-line. No início de fevereiro, o banco voltou a usar o poder do Twitter e do Youtube para lançar uma campanha de marketing agressiva contra seus concorrentes.

No Reino Unido, o First Direct (atua apenas como internet banking) há muito tempo está à frente de seus competidores de “tijolo e cimento” na utilização de novas tecnologias. Em setembro de 2010, seu CEO Matt Colebrook advertiu que a web social é algo que não pode ser ignorado pelos bancos e deve ser encarado como um meio de se conectar com os clientes.

Para Martha Bennett, analista da Ovum, os bancos sem uma estratégia de mídia social estão sendo míopes e estão se colocando em uma posição perigosa e vulnerável em relação aos concorrentes que já perceberam que a mídia social pode e deve desempenhar um papel intrínseco em seu negócio.

Para debater o assunto, o portal Finextra fechou parcerias com a Thomson Reuters e com empresas renomadas de serviços financeiros e vai desenvolver uma série de eventos de um dia explorando o uso das mídias sociais no setor de serviços financeiros. Os dois primeiros encontros já estão definidos para Londres, em 7 de abril, e Nova York, em 18 de maio.

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