4 de fev. de 2011

OPERADORAS FRANCESAS DESAFIAM O PAYPAL

portal Valor Econômico 04/02/2011 - Jennifer Thompson e Tim Bradshaw (Financial Times)

As três grandes operadoras francesas de telefonia móvel estão criando o primeiro serviço francês de pagamentos on-line para concorrer com o PayPal, pertencente à eBay, e o Checkout, do Google.

A clientela francesa das empresas Orange, Bouygues Telecom e SFR poderão pagar suas compras feitas pela internet a partir do meio do ano usando o novo serviço, denominado Buyster, vinculando um número de celular a um cartão bancário.
"Queremos nos tornar líder em pagamentos móveis a distância e número dois em internet fixa na França", disse Eric Gontier, diretor-executivo da Buyster, ao jornal francês " Les Echos".

A decisão ressalta os esforços dos franceses para desenvolver serviços próprios de internet e para que as operadoras lucrem com comércio eletrônico e pagamentos móveis. A decisão também assinala a mais recente tentativa das celulares de recuperar terreno no mercado de serviços de internet conquistado por empresas como Google e Apple.

A tecnologia de comunicação por campo próximo, que permite às pessoas usarem seus celulares como um cartão simplesmente tocando o aparelho contra um leitor no interior de uma loja, deverá ser incorporada ao próximo iPhone, da Apple, e já está disponível no Nexus S, aparelho com sistema operacional Android, do Google.

Analistas dizem que o enorme banco de dados da Apple, que contém, informações detalhadas sobre o uso de cartões de crédito para acesso aos serviços iTunes e App Store poderão torná-la um grande participante no mercado de pagamentos via celular, sem necessitar da ajuda das operadoras, que pretendem alavancar seu relacionamento de faturamento e cobrança com os clientes. A Orange estima que o serviço estará disponível para mais de 50 milhões de clientes.

A formação da Buyster é uma "notícia excelente", segundo um dos líderes em varejo on-line na França. "Um dos serviços mais importantes para nossos clientes é que possam realizar pagamentos simples, rápidos e seguros usando seus computadores pessoais, mas também, cada vez mais, em seus telefones celulares", disse Gauthier Picquart, executivo-chefe da Rueducommerce.com, que vende roupas, aparelhos elétricos e eletrodomésticos. Entre outros varejistas que oferecerão o Buyster está o site de moda Brandalley.

A Buyster foi criada com a Atos Origin, grupo de serviços de informática. O serviço funcionará na França, embora possa ser expandido pela Europa mediante contratos de licenciamento, disse Laurent Bailly, diretor de marketing da Buyster. Mas, alguns duvidam de que o modelo seja capaz de competir fora do mercado francês.

Nenhum comentário: