7 de fev. de 2011

MÁQUINA DE VENDAS ESCOLHE LOSANGO COMO PARCEIRA PARA FATURAR R$ 2 BI

jornal Valor Econômico 07/02/2011 - Daniele Madureira

Depois de cinco meses de negociação com os quatro maiores bancos privados do país, a Máquina de Vendas decidiu quem será o seu parceiro financeiro. A escolhida foi a Losango, financeira do HSBC. Foi formada uma joint venture entre as duas empresas, com 50% de participação para cada uma, cujo contrato tem duração de 18 anos.

"Eles ofereceram as melhores condições", disse ao Valor Luiz Carlos Batista, presidente do conselho da Máquina de Vendas, segunda maior varejista de móveis e eletroeletrônicos do país, depois de Nova Globex (Casas Bahia e Ponto Frio). No páreo, estavam Bradesco, Santander, Itaú e HSBC.

A Losango já era a financeira das três redes da Máquina de Vendas - Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar. Segundo Batista, na escolha da Losango, também pesou a multa que seria paga para a financeira por causa da quebra de contrato, caso fosse escolhido um banco concorrente.

A varejista e a financeira criaram uma promotora de vendas, que irá oferecer cartões de crédito, CDC (crédito direto ao consumidor) e empréstimos pessoais a uma carteira de 15 milhões de clientes que pertencem à da Máquina de Vendas.

"Estimamos um faturamento de R$ 2 bilhões para a promotora de vendas neste ano, o que significa um crescimento de 50% sobre o montante de crédito oferecido pelas três redes no ano passado", disse Batista.

Segundo o presidente da Losango, Hilgo Gonçalves, para os próximos cinco anos, a expectativa é que o faturamento cresça 20% ao ano. "Vamos oferecer produtos desenvolvidos de acordo com o perfil de cada região do país", afirmou o executivo ao Valor. "O 'credit score' da promotora na região Norte, por exemplo, será diferente do praticado nas capitais do Sudeste", disse.

A nova empresa, cujo nome ainda não foi definido, terá centrais de crédito exclusivas em Salvador e em Cuiabá, para analisar o perfil da clientela.

Com 750 lojas em 23 Estados e no Distrito Federal, e faturamento de R$ 5,6 bilhões em 2010, a Máquina de Vendas estima atingir receita bruta de R$ 6,5 bilhões este ano. O banco HSBC deve apoiar a expansão da varejista este ano, segundo Batista. Estão previstas 30 novas lojas.

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