2 de jan. de 2011

BRASILEIRO PODERÁ FAZER TRANSAÇÕES BANCÁRIAS COM NOVA IDENTIDADE

portal InfoMoney 30/12/2010 - Gladys Ferraz Magalhães

O brasileiro poderá fazer transações bancárias com o novo documento de identidade. A informação do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, foi dada durante o lançamento do documento nesta quinta-feira (29).

“Com o RIC (Registro de Identidade Civil), o Brasil ingressa no século 21. A identidade atual completou 27 anos sem muitas mudanças. O novo RIC é mais moderno, traz tecnologia de ponta, é mais seguro e mais prático. No futuro, esse documento também integrará o CPF, o título de eleitor e muitos documentos. Além disso, há possibilidade de fazer transações bancárias com o novo cartão”, disse o ministro, conforme publicado pela Agência Brasil.

RIC

Classificado como à prova de fraudes, a nova identidade é um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico. Ela incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expediçãoe validade.

O documento substituirá, gradualmente, ao longo de dez anos, o atual RG (Registro Geral). Nesta primeira etapa, os cidadãos contemplados receberão uma carta indicando a possibilidade de troca do documento e onde ele poderá ser retirado.

As primeiras cidades que receberão o projeto, no próximo ano, são Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).

A implementação da nova identidade não compromete a validade dos demais documentos de identificação.

Nenhum comentário: