21 de dez. de 2010

PAGAMENTO PELO CELULAR DEVE ATRAIR PÚBLICO JOVEM

jornal Valor Econômico 21/12/2010 - Jacilio Saraiva

Com mais de 190 milhões de celulares ativos no Brasil, bancos, empresas da área de cartões e de telefonia unem-se para oferecer soluções de mobile payment ou pagamento pelo celular. A ideia é aproveitar a crescente base instalada para criar novas opções de transações móveis e pavimentar o acesso de mais clientes aos serviços financeiros. "Os assinantes que utilizam o pagamento móvel são adeptos do internet banking, usam o celular de forma intensa e se interessam por inovação", analisa Luiz Rodrigo Silva, executivo da área de finanças da consultoria Accenture. "A população mais jovem deve ser a grande impulsionadora do serviço."

No início de 2011, MasterCard, Vivo, Redecarde Itaú Unibanco começam a operar um novo sistema para pagamentos móveis em São José dos Campos (SP). O MasterCard Mobile foi desenvolvido pela operadora de cartão e o Brasil será o primeiro país envolvido na ação. "A cidade foi escolhida por conta da proximidade com São Paulo (SP), do número de habitantes e do perfil dos usuários locais, mais afeito à inovações", explica Alessandro Raposo, diretor de marketing e produtos da Redecard, que tem duas outras soluções para pagamento móvel. O município de 615 mil habitantes, a 94 quilômetros da capital, é conhecido por abrigar centros tecnológicos e universidades.

A ideia do grupo de empresas é convidar 30 mil clientes da cidade para usar o produto. Com um chip da Vivo, os consumidores poderão usar o aparelho como um cartão de crédito. Para fazer o pagamento, o consumidor digita no celular o código da loja, o valor da transação, a senha do cartão e a opção de pagamento: crédito ou débito. Em segundos, o lojista recebe a confirmação da transação via mensagem de texto. A Redecard prepara mil lojistas na cidade, que vão receber celulares com o sistema. A tecnologia também pode ser utilizada por outras operadoras e bancos.
Em setembro deste ano, o Banco do Brasil, Cielo e Oi anunciaram uma parceria, de olho na massificação do acesso a serviços financeiros. "Mais de 70 mil estabelecimentos poderão fazer pagamentos via celular", afirma Rogério Signorini, diretor de desenvolvimento de novos produtos da Cielo. "A meta é entrar em outros segmentos, como taxistas, feirantes e profissionais liberais", diz. No mês passado, a Cielo apresentou uma nova opção de pagamento exclusivo para iPhone, iPad e iPod. A novidade transforma os dispositivos da Apple em máquinas para operações com as bandeiras Visa, MasterCard e American Express.

A Oi opera um sistema de pagamento móvel desde 2006, com 250 mil usuários e 75 mil lojistas cadastrados em oito Estados. Em 2011, investirá em novos produtos de pagamento, inclusive com a tecnologia contactless, ou sem contato. O padrão Near Field Communication (NFC) é baseado em soluções de proximidade. Os consumidores precisam apenas aproximar o celular de um leitor no ponto de venda para efetuar pagamentos. "A parceria com Cielo e Banco do Brasil vai avançar e pretendemos apresentar novos produtos pré-pagos para clientes sem acesso aos serviços financeiros tradicionais", diz Pedro Ripper, diretor de desenvolvimento tecnológico e estratégia da Oi.

Percival Jatobá, diretor executivo de produtos da Visa do Brasil, informa que os bancos deverão oferecer aos clientes um pequeno cartão de memória que habilita a função de pagamento no celular. Pelo menos cinco modelos de smartphones são compatíveis com a nova tecnologia. A TIM deve anunciar novidades em breve, segundo Flávio Ferreira, gerente de serviços de valor adicionado. Atualmente, a empresa mantém acordos de mobile banking com Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, HSBC e Caixa. Junto com o Bradesco, lançará nos próximos meses um serviço que converte o valor das taxas bancárias em bônus para aparelhos pré-pagos.

Nenhum comentário: