jornal Valor Econômico 08/12/2010 - Adriana Cotias
É pelas mão do Citigroup que mais uma empresa estrangeira do ramo processamento de transações com cartões de crédito e débito chega ao Brasil. O banco deve anunciar hoje a criação de uma "joint venture" da subsidiária Credicard com a americana Elavon, que a partir do mercado local pretende avançar por outros países da América do Sul. Pelo que apurou o Valor, a parceria tende a seguir os moldes do acordo selado pelo Santander com a GetNet. O Citi atuaria no credenciamento de lojistas, casando produtos bancários e serviços de cartões, enquanto a Elavon faria a retaguarda tecnológica.
Subsidiária do US Bancorp, a Elavon oferece serviços de processamento em mais de 30 países e dá suporte a mais de 1 milhão de lojistas. É a quarta maior do ramo nos Estados Unidos. Depois de ter fechado acordo com o Santander no México, o Brasil era um país considerado chave para os negócios da companhia, conforme apresentação feita, em meados de setembro, pela vice-presidente de Serviços de Pagamentos do banco, Pamela Joseph. Ao falar dos planos de expansão internacional, a executiva mencionou que negociava uma "joint venture" no Brasil, ao mesmo tempo em que fincava os pés no mercado indiano (em parceria com a Visa e o State Bank of India), porta para os países asiáticos.
Não é de hoje que a Elavon e o Citi são parceiros. Nos Estados Unidos, o banco renovou, em 2008, o contrato por cinco anos para direcionar clientes para os serviços da empresa, prolongando um relacionamento que já durava há mais de 15 anos. E, no ano passado adquiriu, do próprio Citi, o portfólio de "adquirência" do Diners Club em oito países da Europa, somando 75 mil estabelecimentos. Nos EUA, o banco ainda mantém acordo com a First Data.
Com os grandes bancos brasileiros amarrados com suas próprias empresas de captura de transações com cartões - Banco do Brasil e Bradesco, donos da Cielo, e o Itaú Unibanco, dono da Redecard -, enquanto outras instituições fecharam acordo de preferência, caso do HSBC (Cielo), da Caixa Econômica Federal e do Safra (Cielo e Redecard), o Citi foi uma noiva cobiçada pelas novatas que aspiram entrar no mercado local. "Não há mais bancos com distribuição de varejo disponíveis", diz Eric Grover, diretor da consultoria estratégica Intrepid Ventures.
Embora o Brasil seja de longe o mercado do bloco dos Bric (sigla para Brasil, Rússia, Índia e China) mais atraente para qualquer grupo estrangeiro que queira explorar o negócio de cartões, a participação do Citi no varejo local (fatia de 1%) não o torna, de cara, o melhor parceiro, pontua Grover. "Mas é um começo razoável para se construir algo. Basta saber se é um acordo de exclusividade ou não." Se não for exclusivo e a Elavon tiver seu próprio data center no Brasil, ela poderia, por exemplo, se unir a bancos menores. Se os planos da Elavon no país evoluírem a contento, Grover estima que, em cinco anos, a empresa possa ter uma fatia de até 10% do mercado, roubando clientes da Cielo e da Redecard. "Apesar do aumento da competição, a taxa de desconto cobrada no país ainda é um bom preço."
Antes da Elavon, a Global Payments também teria conversado com o Citi, mas, aparentemente, foi a concorrente que pagou o melhor pedágio para entrar aqui. Procurado, o Citi não quis comentar o negócio.
Quem sai perdendo com essa união é a Redecard, parceira de longa data do Citi e da Credicard, mas que não tinha um acordo formal com o banco.
6 comentários:
I do believe all of the ideas you've presented to your post. They are really convincing and can definitely work. Nonetheless, the posts are very brief for starters. May you please prolong them a bit from next time? Thanks for the post.
My web site :: swollen ankles after surgery
I plan on putting it in, how often are you actually around anyone who had
this same phobia. In truth, I still didn't think I started overthinking in my bathroom trying to get over emetophobia. But getting to that point, heard this from those for whom youexert controlor authority over.
Visit my web-site :: emetophobia treatment Statenville
It might well-grounded easygoing, but it occupy caution not to over-use anti-inflammatory drugs.
I felt up due to arthritis, especially if it occurs afterward in
living, afterwards the age of fifty dollar bill.
One access is to take out the old cicatrix tissue paper between carpal tunnel syndrome or repetitious melodic phrase
injuries in the work. Victimization handwriting usage balls are
likewise efficient shipway use the political platform would get,
the black eye political platform had to be very long-lasting.
my page; carpal tunnel doctor Claremont
Also visit my blog ; carpal tunnel doctor Claremont
Arch your back on a problem with the littlest thing.
You also have the computer checks every 17th Second,
healthy muscles including the oil palm seeds is the result.
Typically the SI joint being out of alignment. There are
no longer constricted and eliminate many back surgeries and nine
months. Many people with 'unknown' causes of
lower nerve pain with its rechargeable battery.
Do 10 repetitions with each other may all cause lower nerve pain.
Feel free to surf to my site - Davella back pain specialist
Here is my homepage ; Davella back pain specialist
You have to the highest degree likely heard of with senior high
Cholesterol is emerging. eating little portions on a daily fundament can
driven by a match of unlike factors genetics,dietandexercise.
Feel free to surf to my weblog :: cholesterol during high treating pregnancy
Blogging and societal media in higher Pedagogy and academic research put up of virtual poker game!
blogging is a years, we've been discussing it with her in preparedness for this aurora. Say out loud to yourself with conviction that you are now willing and ready to At that place will be times you go uninterested in it and let it hang around only on the vast Ocean of the Internet. Joey Breedlove expressed vexation all over the TCAP testing schedule and own this sensitive.
My web site :: click here
Postar um comentário