21 de dez. de 2010

LIBERDADE DE ESCOLHA

jornal Valor Econômico 21/12/2010 - Por Gleise de Castro

O mercado de cartões comemora seu primeiro Natal sem barreiras à competição, exibindo o mesmo ímpeto de duas décadas atrás. As compras com plástico prometem encerrar o ano com crescimento ligeiramente superior a 20%, a marca contínua dos últimos dez anos. Serão R$ 534,7 bilhões de faturamento e 7,13 bilhões de transações feitas por meio de 628 milhões de cartões de crédito, débito, refeição e private label (das lojas), conforme projeção da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

A queda do valor médio das transações - de R$ 73,00, em 2009, para R$ 65,00 - também é um indicador positivo, pois comprova que a aceitação se ampliou. "Cada vez mais, as pessoas usam cartão para transações de pequeno valor, como comprar jornal. Por isso, o ticket médio fica menor, enquanto o gasto médio é maior", diz Marcelo Noronha, diretor da Abecs. Para 2011, a expectativa é de expansão de pelo menos 18%. Apesar de prever recuo no crescimento econômico, o setor confia na migração constante do cheque e do dinheiro para o cartão.

A abertura da atividade de credenciamento desde julho, quando acabou a exclusividade entre a credenciadora Cieloe a bandeira Visa, está resultando em redução de custo para o lojista e maior estímulo ao desenvolvimento do mercado. Cielo e Redecardainda concentram a maior parte das operações, mas já competem com Santander GetNetnas operações com as bandeiras mais representativas do mercado, Visae MasterCard. No segundo semestre de 2011, seguindo o modelo da Santander GetNet, deve entrar na disputa outro concorrente de peso - a empresa que resultou da joint venture entre a Credicard, do Citibank, e a Elavon, do US Bancorp, uma das maiores do mundo no setor de cartões. Sua meta é conquistar 15% dos negócios em cinco anos.

Para os empresários, o setor saiu fortalecido e o mercado continuou crescendo na mesma proporção. "Tanto lojistas quanto governo e consumidores estão satisfeitos com essa abertura", diz Rubén Osta, diretor geral da Visa no Brasil.

Para competir no novo cenário, as empresas lançam mão de novas estratégias. Uma delas é apostar em nichos de mercado, como fez a nova empresa da Credicard (do Citigroup) e Elavon, cujo alvo são as áreas de turismo e entretenimento, passagens aéreas e petróleo. A Visa, que tem no Brasil seu segundo maior mercado, relançou em novembro, com o Bradesco, o Visa Cargo, cartão pré-pago destinado aos caminhoneiros, para pagamento de frete e vale-pedágio. A empresa também trabalha com um produto específico para o setor rural, o Visa Agro, cartão múltiplo lançado em 2008, em parceria com o Banco do Brasil, que reúne as funções de crédito, débito e acesso a recursos de crédito agrícola para a compra de insumos, máquinas e animais.

Roberto Medeiros, presidente da Redecard acredita que ainda é cedo para uma avaliação mais profunda, mas os dados do terceiro trimestre, o primeiro depois que a empresa teve acesso à Visa, já mostram aumento significativo dos negócios. Segundo ele, o ritmo de crescimento das operações no segmento débito passou de 14% a 15%, no segundo trimestre, para quase 20%, entre julho e setembro. Com os cartões de crédito o aumento acelerou de 22% a 23% para 25% .

Isso mostra que a Visa passou a ter participação importante nos negócios da Redecard. Mas indica também que os negócios da Redecard não se limitaram a esse movimento, pois, segundo Medeiros, o credenciamento dos lojistas avançou de 25 mil a 30 mil por mês, antes de julho, para 40 mil a 45 mil depois da abertura do mercado. Em uma mesma máquina da Redecard podem passar agora cartões de 22 bandeiras - 11 de crédito e débito e outras 11 de alimentação. Até junho eram 17 bandeiras.

A Cielo, desde que deixou de trabalhar só com a Visa, firmou parceria com a MasterCard, American Expresse Goodcard, além de ampliar a rede de aceitação da japonesa JCB, com a qual trabalha desde 1997. Para Rômulo de Mello Dias, presidente da companhia, mais importante que o número de bandeiras é a parceria com as mais aceitas, cujo volume de transações seja expressivo. "Nossa proposta é trazer mais renda para o lojista, além de tecnologia e segurança." Em volume financeiro de transações, a Cielo continua à frente da Redecard, com R$ 67,3 bilhões no terceiro trimestre, em comparação a R$ 45,3 bilhões da concorrente.

"A mudança provocou redução de custos no pacote todo, incluindo as taxas cobradas e o aluguel das máquinas. No nosso caso, foi de 20%", diz José Antonio Rodrigues, diretor de crédito e risco da Riachuelo. "Acredito que com a quebra do duopólio vai haver condições mais vantajosas para o uso de cartões e que eles vão crescer ainda mais", diz Rodrigues. Ele lembra que todas as grandes redes aceitam cartão e que são os pequenos e médios comerciantes que ainda fazem restrições, o que tende a mudar com a redução do custo.

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