7 de dez. de 2010

TECNOLOGIA CONTACTLESS CHEGA AO ÔNIBUS LONDRINO

redação Serfinco 07/12/2010

Em Londres, os famosos ônibus de dois andares estão sendo equipados com leitores por aproximação, que permitirão aos passageiros pagarem sua passagens “a um aceno” de seus cartões de débito ou crédito.

A Transport for London(TfL) espera aceitar a nova forma de pagamento nos ônibus a partir do início de 2012 e no metrô cerca de um ano depois. Segundo o prefeito de Londres, Boris Johnson, a implantação evitará que muitos visitantes da cidade ou usuários ocasionais desses transportes tenham que comprar um cartão Oyster, além de desfrutarem dos muitos benefícios do ‘pay-as-you-go’ (algo como pagar enquanto passa).

O comentário sobre uma mudança para cartões de banco, ou telefones celulares, circula desde outubro de 2008, sendo apontada por alguns como um decreto da extinção do Oyster (cartão pré-pago de acesso a várias modalidades de transporte em Londres).

Em 2007, a Barclaycard lançou um cartão de débito sem contato, o OnePulse, que conjuga as funções do Oyster. A iniciativa foi concebida para tornar o pagamento dos trajetos mais conveniente aos usuários. Para a TfL, resulta em economia nas comissões pagas aos operadores do Oyster, devidas a cada recarga do cartão.

A TfL também está conversando com autoridades de transporte nos EUA, na Austrália e na Europa, pretendendo uma harmonização dos sistemas, o que permitiria a viajantes londrinos usarem seus cartões de débito para viajar, por exemplo, no metrô de Paris ou de Nova York.

As questões de transporte estão presentes na Cartes 2010, acontecendo esta semana na França, com Giesecke & Devrient, Infineon Technologies, Inside Secure e Oberthur Technologies anunciando o lançamento do Open Transport Alliance (OSTP), um consórcio internacional criado para desenvolver novos sistemas interoperáveis de coleta de tarifas de transporte.

A aliança, atualmente, está desenvolvendo a versão inicial de um padrão de segurança aberto - apelidado de Cipurse - bem como a documentação e referência para implementações de cartões, adesivos, chaveiros, celulares e outros dispositivos para o consumidor.

A ideia é criar um padrão aberto, capaz de permitir ao público usar um mesmo dispositivo de pagamento - de bilhetes a cartões multiaplicativos, cartões microSD e celulares com NFC - em todas as modalidades de transporte, em locais diferentes e em diferentes regiões e sistemas.

Nenhum comentário: