jornal Diário do Comércio 14/12/2010 - Neide Martingo
Com o aquecimento esperado para as compras de fim de ano, a preocupação dos lojistas agora é a capacidade de concretizarem as operações feitas por meio de cartões de crédito ou débito. Vale lembrar que, em 24 de dezembro do ano passado, aconteceu uma grande pane no sistema da Redecard, e por conta disso muitos comerciantes perderam vendas.
Os clientes das três lojas da Tabacaria Lee – presente nos shoppings Ibirapuera, Center Norte e Pátio Higienópolis – podem pagar contas com as maquininhas da Cielo e da Redecard. O gerente comercial da empresa, Paulo Rogério Gonçalves, disse que se sente mais seguro em relação ao atendimento das operadoras de cartão. Ele teve apenas um problema até agora: um terminal da Cielo parou de funcionar na loja do Center Norte neste mês.
"Em menos de duas horas a ocorrência foi atendida. A impressão é que a pessoa que atende o lojista, na central, não está totalmente preparada. Mas ela passa a ocorrência para quem pode resolver", afirmou o gerente.
Segundo Gonçalves, o período de maior movimento nas três unidades da Tabacaria Lee deve acontecer nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. "Espero que o cenário continue assim. O material humano é bastante importante neste tipo de atendimento. E as operadoras melhoraram – têm muitos funcionários atendendo os lojistas de cada um dos shopping centers." Ele projeta um crescimento de 15% nas vendas deste Natal, em relação a igual período de 2009.
Demora – O sub-gerente da surf shop Star Point do Shopping Bourbon, Leandro Augusto França, também está satisfeito com o desempenho dos sistemas de pagamento. Mas ele afirmou que faz até promessa para não precisar das empresas. É que ele precisou ligar para uma delas e teve muita dor de cabeça.
"Precisava fazer o estorno de uma compra feita com cartão de débito. Eu ligava e era atendido pelas gravações, que iam me passando de setor em setor. Resultado: demorou três dias para eu conseguir resolver a pendência", contou.
Na última quinta-feira, quem precisou fazer compras na loja Fascar do Shopping Pátio Paulista, especializada em calçados e acessórios masculinos, só pôde pagar em dinheiro. A opção era descer um lance de escadas e fazer o saque nos caixas eletrônicos.
De acordo com o gerente da loja, Juraci Pinheiro, o problema, que durou 40 minutos, foi causado por uma falha da Telefônica. O sistema utilizado pela Fascar é o de transferência eletrônica de fundos (TEF), que substitui as tradicionais maquininhas das operadoras. "O movimento está muito grande. Por enquanto, deu tudo certo", completou.
Na loja Doural, da Rua 25 de Março, o período mais esperado de vendas já aconteceu. "Se os problemas não aconteceram até agora, com o grande número de operações, a expectativa é de que o mês de dezembro seja tranquilo. Está tudo em ordem", detalhou a secretária da Doural, Izilda Bernardes.
Operadoras – As empresas de cartões foram procuradas para comentar o movimento de dezembro, e o que está sendo feito para atender os lojistas. A assessoria de imprensa da Cielo disse que a companhia não falaria sobre o assunto. Já a Redecard lembrou que desde 3 de dezembro busca concentrar esforços para atender seus clientes.
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