27 de mai. de 2011

EUA: BANCOS SE UNEM EM CÂMARA DE COMPENSAÇÃO PARA TRANSAÇÕES P2P

portal CardClipping 25/05/2011

O Bank of America, o JPMorgan e o Wells Fargo vão desenvolver uma câmara de compensação para transferência de pagamentos on-line entre pessoas físicas, seja por e-mail ou via celular.

A iniciativa tem o objetivo de retomar o controle do mercado de pagamentos P2P, hoje dominado pelo PayPal, e de evitar a invasão dos recém-chegados, como o Google.

Os três bancos dizem que a plataforma clearXchange permitirá aos clientes enviar dinheiro a outros diretamente de suas contas bancárias on-line utilizando apenas um endereço de e-mail ou número de telefone.

Mike Kennedy, vice-presidente executivo e diretor de estratégia de pagamentos do Wells Fargo, diz que os usuários não têm que estabelecer uma nova conta fora do seu principal banco para receber os fundos: "Tudo o que os nossos clientes precisam saber é o endereço de e-mail ou o número de celular de um amigo ou membro da família, e nós cuidaremos do resto, utilizando a clearXchange.

Os bancos fundadores da joint venture pretendem expandir o empreendimento para outras instituições financeiras em futuro próximo. John Feldman, do Bank of America, foi nomeado para atuar como gerente geral do clearXchange.

Os bancos estão de olho no Google, que se prepara para lançar seu próprio serviço com tecnologia NFC, através do qual os usuários poderão gastar dinheiro, além de resgatar cupons e pontos de fidelidade nos caixas de varejista participantes. O gigante das buscas está planejando uma demonstração da tecnologia em um evento em Nova York, nesta quinta-feira. Com testes programados para Nova York e São Francisco, há rumores de que o Google teria fechado a participação de grandes nomes no varejo como Macy's, American Eagle Outfitters e a cadeia de fast food Subway.

Nenhum comentário: