23 de mai. de 2011

APAS APOSTA EM AUTOMAÇÃO PARA PROFISSIONALIZAR REDES

jornal DCI 20/05/2011 - Gleyma Lima e Paula Cristina

Por R$ 20 mil os pequenos supermercadistas já podem automatizar seu "armazém" e gerar mais rentabilidade, é o que afirma o diretor comercial da empresa especializada em automação Cyclopes Tecnologia e Soluções, Alexandre Penteado. " Hoje oferecemos negócios para todos os tamanhos de rede, porém também damos a oportunidade das pequenas entrarem na briga", disse o diretor Comercial.

Esta estratégia vai ao encontro da proposta que a Associação Paulista de Supermercados (Apas) trouxe na última feira voltada para o segmento. Durante o evento, a entidade declarou que, o setor passa por um momento de consolidação e que automatizar seus processos será o principal foco das redes principalmente as pequenas e médias em 2011. "Este tema é importante para a profissionalização do setor e relevante para o futuro do mercado supermercadista", analisa presidente da Apas, João Galassi.

Lembrando que o evento movimentou R$ 5 bilhões.

Para a Associação Brasileira de Automoção, GS1, o setor supermercadista é o principal parceiro na disseminação do padrão de códigos e de comunicação da cadeia de suprimentos e abastecimento. " A associação pretende reforçar aos fabricantes, distribuidores, operadores logísticos e revendedores a importância da adoção de padrões globais de automação", enfatiza o presidente da entidade GS1, João Carlos de Oliveira.

Ele ainda afirma que, O Brasil está entrando oficialmente no mercado de automação e com padrões internacionais e mais rigor comparados, inclusive com a Europa. "Agora, com essa nova funcionalidade, de organização dos fornecedores, com a criação de uma base de dados iguais e mundial, a industria e o varejo irá conversar de maneira mais eficaz. E haverá redução de tempo na conversa, redução de custos e despesas desnecessárias e mais agilidade na logística", explica o porta-voz.

Inovação

A Urmet Daruma, multinacional líder em Telecomunicações, automação comercial e informática, aposta este ano nos pontos de venda móveis e nos quiosques de auto-atendimento. Atualmente a companhia está entre as principais fornecedoras de equipamentos de PDVs para grandes redes do Brasil. Nomes como Lojas Americanas, Supermercados Gonçalves, Armazém Paraíba, Magazine Luíza e Rede Zaffari estão entre eles. "Estamos presentes nas maiores redes supermercadistas do Brasil. Esses clientes de peso nos dão força para ganhar mercado e levar inovações para o setor", diz gerente comercial para o mercado corporativo, Luiz Fernando Foresti.

Segundo o porta-voz, a principal aposta será o PDV móvel promete ser uma das grandes atrações do estande da fabricante.

"Esse novo conceito permite ao supermercadista e varejista disponibilizar o PDV nas áreas onde estiver realizando promoções ou ainda colocá-los em pontos estratégicos para agilizar o atendimento, proporcionando maior comodidade aos seus clientes", encerra Foresti.Já a empresa de tecnologia brasileira, Freedom, investe em pequenos e médios supermercadistas que desejam que seus clientes possam efetuar o pagamento e receber ofertas por meio do celular chamado mobile payment. Segundo o gerente de negócios da Freeddom, Guilherme Messiano, com esta tecnologia os varejistas podem aumentar suas vendas e permitirem que seus clientes comprem, aceitem ofertas e recebam promoções por meio do seu aparelho móvel.

" O varejo que coloca o private label no celular passa o oferecer produtos como o Top Up@cell (recarga remota por celular) e Bet@cell (aposta em loteria) que se tornam uma fonte de renda extra. Além disso, elimina o problema do consumidor não estar com o cartão no momento da compra", explica Messiano.

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