23 de mai. de 2011

HIPERCARD TERÁ VERSÃO VISA

Jornal do Commercio 20/05/2011 - Carla Seixas

Sete anos depois de ser vendido ao então Unibanco, hoje Itaú Unibanco, o cartão Hipercard deixa de ter exclusividade no setor de supermercados com a bandeira Hiper Bompreço, do grupo Walmart. A renovação do contrato com a rede americana por mais 20 anos, anunciado ontem, incluiu a possibilidade de o banco trabalhar o dinheiro de plástico com outras grandes redes do setor, como Carrefour e Extra, do grupo Pão de Açúcar, por exemplo, a partir do momento em que lançará as versões Visa e Master para o Hipercard, ampliando definitivamente seu alcance e descolando o formato de pagamento da rede Bompreço - criador dessa bandeira de crédito em 1982.


Outro destaque é a promessa de criação de programas de "recompensas" para o Hipercard, algo que até agora não foi oferecido aos clientes da bandeira. Hoje, o Hipercard soma cerca de 10 milhões de consumidores na sua carteira de crédito.

Muitos desses 10 milhões de clientes aproveitam a forma de pagamento para parcelar, com prazos mais largos, as compras feitas nos magazines do Hiper Bompreço. Normalmente, setores como os de eletros e informática chegam a ter prazos que variam entre 12 e 15 meses se o pagamento for feito no Hipercard, bandeira preferencial dessa rede. É, na prática, um acordo que beneficia os dois lados.

Entretanto, há algum tempo, algumas dificuldades começaram a ser percebidas na relação entre o cartão e a rede. Os caixas do Bompreço, por exemplo, passaram a aceitar apenas o pagamento das faturas do cartão em dinheiro. Antes, a pessoa podia fazer o pagamento por meio do Visa Electron, algo vetado no momento.

Ontem, o Walmart foi procurado para comentar o assunto e responder se a partir de agora vai incluir as demais bandeiras no parcelamentos mais agressivos. Contudo, até o fechamento da edição, o departamento de comunicação da empresa não havia conseguido localizar o responsável para falar sobre o assunto. O banco também só se pronunciou através de nota e não ficou claro quais serão as vantagens oferecidas nas lojas do Hiper Bompreço para quem pagar com esse cartão.

O Extra - que hoje tem seu cartão administrado pela mesma instituição financeira do Hipercard -, respondeu que ainda não há posicionamento oficial sobre a entrada do Hipercard na rede. Em nota, o Carrefour alegou que está sempre "atento às oportunidades de mercado", embora não tenha analisado ainda a entrada do Hipercard. Hoje, o cartão Carrefour parcela determinados itens em até 12 vezes.

Nenhum comentário: