23 de mai. de 2011

AUTOMAÇÃO DE DEPÓSITOS TRAZ AGILIDADE, SEGURANÇA E BAIXO CUSTO

portal Fator Brasil 20/05/2011

Mais agilidade e segurança aos clientes e menores custos aos bancos. Esses são os principais benefícios trazidos pela automação de depósitos de cheques e numerários – tecnologia desenvolvida pela Wincor Nixdorf, empresa que mais instalou ATMs com depósito automatizado na Europa Ocidental (37% das instalações até o final de 2009), segundo estudo conduzido pela empresa Retail Banking Research, “Automação de Depósito e Reciclagem 2010”, que analisou a implantação dos terminais em 46 países.

A solução diminui o tempo de compensação do cheque, principalmente quando emitidos em outras praças (de 20 dias para até 48h, segundo dados do Banco Central sobre a truncagem), e resolve a problemática da segurança no transporte; após serem digitalmente compensados e armazenados, não têm mais valor para roubos.

A tecnologia da Wincor para esse sistema recebeu, em 2007, o prêmio da Revista Banking Technology como melhor solução de inovação no setor. Em conjunto com os clientes de todo mundo a solução foi melhorada e aperfeiçoada, trazendo grandes benefícios econômicos: analistas do Grupo Tower calcularam que o custo de depósitos de cheques no balcão é reduzido de 1,40 dólares para apenas 0,40 centavos. A circular 3.532 do Diário Oficial da União, publicada dia 26 de abril, definiu a truncagem como procedimento padrão no âmbito da Compe (Centralizadora de Compensação de Cheques), sistema responsável pela compensação interbancária das folhas.

Outra tecnologia líder em inovação, implantada em cerca de 80% dos bancos alemães, diz respeito à reciclagem do numerário. As notas depositadas, tanto no balcão quanto nos terminais de autoatendimento, podem ser disponibilizadas para saque após autenticação do sistema.

Tornando esse processo ainda melhor, a introdução do sistema CINEO possibilitou o completo redesenho do ciclo de numerário. “A inovação dos sistemas de armazenamento possibilita que os cassetes de depósito de um ATM sejam utilizados nos ATSs, por exemplo. Há inúmeras situações possíveis, podendo envolver até uma parceria entre banco e varejo”, conta Javier Lopéz-Bartolomé, Presidente da Wincor Nixdorf para as Américas e região Ibérica. “Esta nova geração do sistema permitirá que reforcemos nossa posição de mercado, e não apenas no campo dos sistemas de depósitos", acrescenta.

Desenvolvendo soluções de TI para automação bancária e varejo, a Wincor Nixdorf está entre as líderes globais deste mercado. Seu amplo portfólio é centrado em otimizar processos bancários, reduzindo sua complexidade e custos, além de oferecer melhores serviços ao consumidor final. Presente em mais de 100 países, a Wincor Nixdorf conta com 9 mil colaboradores, com escritórios em 41 países e fábricas na Alemanha, Singapura, China e Brasil.

.[De 15 a 17 de junho, a Wincor Nixdorf vai apresentar suas soluções na Ciab2011, o maior evento da América Latina para o setor financeiro. Organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a feira chega à sua 21ª edição com um crescimento de 47%. [Site: http://www.ciab.org.br].

Nenhum comentário: