30 de mai. de 2011

ANDROID: CADA VEZ MAIS UTILIZADO

jornal Diário do Comércio 27/05/2011 - Agências

O Android, plataforma do Google para dispositivos móveis, continua a sua escalada para tornar-se o mais popular do mundo. Segundo dados da Kantar Worldpanel ComTech, no Japão e nos Estados Unidos, mercados de maior sucesso, o sistema detém uma participação de 58,3% e 54,7% respectivamente. No mercado britânico, chega a 38% e na França e na Alemanha atinge 35%.

Enquanto a participação do Android no mercado britânico cresceu 30% em comparação ao último ano, o iPhone viu sua presença cair 16% em igual período.

A multinacional finlandesa Nokia, que reinou por muitos anos no segmento de celulares, está encolhendo, conforme levantamento, apesar de ainda ser a maior fabricante de telefones celulares do mundo.

Resultados – No anúncio dos resultados financeiros do primeiro trimestre, a Google informou que 350 mil smartphones Android são ativados todos os dias. A média é superior àquela revelada em dezembro pelo principal executivo da plataforma, Andy Rubin: na época, ele falou em 300 mil.

A gigante também comemorou mais uma marca atingida pela Android Market: mais de 3 bilhões de aplicativos já foram baixados. A questão é que, enquanto em número de celulares ativados, a Google superou a Apple com seu iPhone, em downloads de programas, sua loja virtual está bem atrás.

Neste ano, a Apple Store chegou a 10 bilhões de downloads, ou seja, mais que o triplo da rival. A loja do iPhone também domina em variedade: possui 230 mil aplicativos, o dobro do que a Android Market tem.

Pelo índice anunciado, calcula-se que 10,5 milhões de dispositivos com o sistema Android são ativados por mês. A última vez que a Apple divulgou tal informação, falou em 270 mil aparelhos com iOS por dia, ou 8,1 milhões por mês.

Pagamento com celular é raro no País

O Brasil tem uma das maiores taxas de telefones celulares na América Latina, com mais de 212 milhões aparelhos, o que supera o número habitantes do País. Apesar disso, o mercado de pagamentos móveis no País ainda é incipiente, com um número extremamente pequeno de transações efetuadas por meio do equipamento.

De olho nesse enorme potencial, vários serviços já estão sendo desenvolvidos. Por isso, a partir de 2012 é provável que o mercado brasileiro de pagamento móvel se torne mais dinâmico, segundo pesquisa realizada pela consultoria Frost & Sullivan.

De acordo com o levantamento, o número final de transações de pagamentos móveis no Brasil atingiu um total de 3,9 milhões em 2010.

Número insignificante em comparação ao total de transações efetuadas com cartão de crédito e débito, de 5,8 bilhões no mesmo ano. No entanto, com taxas de crescimento acima de 30% no curto prazo, esse valor deve aumentar até o final de 2011, alcançando 5,1 milhões.

Conforme a pesquisa, há fatores com grande impacto no curto e médio prazos que podem alavancar o uso deste modelo de pagamento no País, como o número significante de pessoas sem acesso a bancos. Isso sem falar no avanço das soluções de pagamento móvel e as vantagens desses serviços.

Nenhum comentário: