23 de mai. de 2011

ABECS LANÇA CARTILHA PARA PROMOVER O USO CONSCIENTE DO CARTÃO

portal Fator Brasil 20/05/2011

A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), entidade representante do setor de meios eletrônicos de pagamento, inicia nessa semana a distribuição da cartilha “Cartão: A Dica É Saber Usar”, elaborada com o propósito de contribuir para o uso consciente do cartão.

O primeiro lugar a receber 24.000 cartilhas será a Rua 25 de Março, maior centro de comércio popular de São Paulo. Segundo a Univinco (União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjancências), ali circulam diariamente 400 mil pessoas. A distribuição dos exemplares será feita em parceria com a Associação, que congrega atualmente 400 associados na região. Posteriormente, a Abecs expandirá a distribuição para outros locais de grande movimento.

A cartilha apresenta de uma forma didática e clara aspectos básicos relacionados ao cartão de crédito, como o processo de aquisição, contrato, limite de crédito, crédito rotativo, tarifas e formas de parcelamento. Também traz informações detalhadas para que o consumidor entenda todos os itens que fazem parte de uma fatura, as obrigações do usuário, dicas de segurança, como evitar as dívidas e dicas para o uso consciente do cartão.

De acordo com o presidente da Abecs, Claudio Yamaguti, esse tipo de iniciativa é de fundamental importância para disseminar noções de educação financeira entre os consumidores. Segundo pesquisa da Abecs encomendada ao Instituto Datafolha no final do ano passado, 71% da população, aproximadamente 17 milhões de pessoas, utiliza cartão como meio de pagamento.

“A cartilha é uma evolução da nossa campanha educativa A Dica É Saber Usar, iniciada no ano passado, e tem com o objetivo principal orientar a população sobre a utilização consciente do cartão de crédito. A finalidade é oferecer informação simples e direta e esclarecer dúvidas, evitando assim o endividamento e aumento da inadimplência”, destaca Claudio.

.[Novo site: é possível ter acesso ao conteúdo integral da cartilha no novo site da Abecs (http://www.abecs.org.br/site/consumidores/cartilha.aspx)].

A Abecs também disponibiliza em seu novo site uma área totalmente direcionada para o consumidor. O espaço trará dicas para o uso consciente do cartão, simulador financeiro para gerenciar gastos, os principais benefícios do cartão, iniciativas sócio-ambientais por parte das associadas, curiosidades sobre o setor de cartões, respostas para as perguntas mais comuns sobre o uso do cartão, glossário com os principais termos do mercado e a oportunidade de enviar elogios, sugestões e reclamações para a Abecs.

Abecs -Criada em 1971, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) é a entidade de classe que representa oficialmente o setor de meios eletrônicos de pagamento no Brasil. Atualmente, a Abecs possui 45 associados, que representam 95% do mercado de cartões de crédito no Brasil, entre elas instituições financeiras, bandeiras, credenciadoras, processadoras, administradoras de cartões de lojas e de rede, e cartões de benefícios.

Nenhum comentário: