9 de fev. de 2011

CELULARES PRONTOS PARA SUBSTITUIR CARTÕES NA EUROPA

jornal Valor Econômico 09/02/2011 - Kathy Gordon (The Wall Street Journal)

Fabricantes de bolsas e carteiras, fiquem alertas: o dia em que finalmente poderemos sair de casa apenas com o celular está chegando.Várias formas de pagamento estão sendo integradas nos celulares, de modo que possamos passá-lo num leitor para pagar as nossas compras.

A tecnologia não é recente. Consumidores já podem "passar o celular num leitor e pagar" em algumas lojas de vários países que usam cartões de crédito sem contato, como o PayPass da Mastercard e o WavePay da Visa, que contêm um microchip de comunicação em área próxima, ou NFC na sigla em inglês. O chip se comunica com um leitor para processar os pagamentos.

Ainda assim, o mundo continua anos atrás do Japão, onde o "osaifu-keitai", ou celular-carteira, é usado em mais de 300.000 lojas em todo o país, uma rede que levou sete anos para ser criada.

Yuji Endo, um morador de Tóquio, usa o osaifu-keitai há dois anos e diz que a velocidade é o maior benefício do sistema. "Funciona muito bem nos quiosques das estações de trem, quando você quer comprar jornal e pular no trem", diz. Embora isso não tenha eliminado a necessidade da carteira, porque nem todas as lojas têm leitores de celular, "há menos moedas na carteira e a maioria das lojas de conveniência tem o sistema, de modo que você não precisa tirar a carteira do bolso". Mas ele se queixa da tarifa de anuidade e dos minutos que o recarregamento de crédito no celular toma quando o saldo está baixo.

O sucesso do serviço no Japão é o resultado da particularidade do mercado de celulares lá. A NTT Docomo é a principal operadora, com cerca de 50% do total de assinantes, e ela tem trabalhado com fabricantes de aparelhos, varejistas, revendas de ingressos e empresas de transporte para incentivar a utilização.

Em outros países, as operadoras, fabricantes, varejistas, bancos e especialistas de TI ainda debatem quem fica com que fatia do mercado de celular-carteira. Houve tentativas esporádicas em vários países, mas só agora as empresas estão planejando lançamentos comerciais.

"É a história do ovo e da galinha", afirma Howard Wilcox, analista de telecomunicações da firma de pesquisa Juniper Research. "Até que os fabricantes de celulares vejam uma demanda por telefones com NFC, eles não vão produzi-los, assim como os varejistas não irão instalar tecnologia de ponto de venda até que haja aparelhos que criem demanda."

Mas os aparelhos começam a fazer sua parte. O Nexus S, smartphone do Google Inc. disponível na maioria dos países europeus, tem o chip de NFC, assim como o C7 da Nokia, que ainda vai receber este ano software para habilitar o pagamento via celular. A Nokia também se comprometeu a incluir chips NFC em todos os seus smartphones com o sistema Symbian a partir deste ano. A Samsung, que fabrica o Nexus S para o Google, também possui alguns celulares com o NFC, sendo que um deles, o Samsung Star NFC, foi usado em um teste de grande escala na Espanha no ano passado.

Laura Montoya mora na cidade litorânea de Stiges, ao norte de Barcelona. Lá, o banco espanhol La Caixa, a Telefónica e a Visa fizeram um teste do celular-carteira com a colaboração de 500 lojas. Montoya podia acessar a conta dela no La Caixa através do celular, usando um mero movimento do dedo para comprar mercadorias de até 20 euros. Compras mais caras exigiam o movimento do dedo e a digitação da senha dela. "Era mais rápido na maioria das vezes, principalmente se você paga por mercadoria de menos de 20 euros", diz ela.

Ela não deixou sua carteira em casa, porque nem todas as lojas estavam equipadas para fazer esse tipo de pagamentos, "mas, se esse tipo de serviço estivesse disponível em todas os lugares, eu teria deixado minha carteira em casa várias vezes".

A questão da segurança surgiu rapidamente quando Montoya e outros participantes do experimento foram apresentados ao serviço, mas ela disse que as preocupações deles foram facilmente resolvidas. "Os pagamentos através do celular são tão seguros quanto usar cartão de crédito. Você tem que digitar sua senha para pagamentos de mais de 20 euros e La Caixa garante segurança através de qualquer canal eletrônico ou eles devolvem seu dinheiro."

A massa crítica de celulares equipados com NFC tornou um verdadeiro lançamento comercial muito mais viável na Europa.

A Everything Everywhere, uma joint venture britânica da Orange, a operadora de celular da France Télécom, e da T-Mobile, da Deutsche Telekom, se comprometeu a lançar um serviço comercial de pagamento por celular em conjunto com a administradora de cartões Barclaycard no segundo trimestre deste ano.

Nenhum comentário: