3 de mar. de 2011

CUSTO COM PESSOAL REDUZ EM 18% LUCRO DA CONTAX NO ANO

jornal Valor Econômico 03/03/2011 - Ana Luísa Westphalen

A Contax, empresa de call center do grupo Oi, registrou lucro líquido de R$ 108,5 milhões no ano passado, montante 17,6% menor do que o ganho apurado em 2009. O mercado de trabalho mais aquecido afetou o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês), um indicador não contábil, que recuou 12,4%, totalizando R$ 297 milhões. Isso porque os custos com pessoal cresceram 16,7%.

A Contax explica que em algumas localidades, como a cidade de São Paulo, houve alta rotatividade de pessoal, dada a maior dificuldade de contratar e reter os operadores de call center nessas regiões.

Além disso, parte do aumento de salários, encargos e benefícios que foram concedidos aos colaboradores no ano não foram plenamente repassados para a receita nos reajustes contratuais com os clientes.

No entanto, a receita operacional líquida da empresa mostrou avanço de 11% na comparação anual, alcançando R$ 2,39 bilhões.

A Contax prepara-se para se unir à Dedic, braço de call center da Portugal Telecom, como parte do entendimento firmado no ano passado entre a operadora portuguesa e a Oi.

Apenas no quarto trimestre, o lucro líquido da companhia foi de R$ 33,9 milhões, com queda de 37,7% sobre o mesmo período de 2009. A receita líquida subiu 9,3%, para R$ 638,4 milhões.

Nenhum comentário: