redação Serfinco 25/03/2011
Cerca de 30 milhões de americanos acessaram suas contas de serviços financeiros através de celulares no quarto trimestre de 2010, um aumento de 54% sobre o mesmo período do ano anterior, segundo levantamento da comScore.
Entre os que usaram seus dispositivos móveis para acesso a banco, cartão de crédito ou corretora, 18,6 milhões o fizeram através de um browser, um aumento de 58% sobre o 4º trimestre de 2009.
O acesso foi menor através de aplicativos, mas os 10,8 milhões que fizeram uso desta ferramenta representaram um aumento de 120% sobre o mesmo período do ano anterior. O SMS foi utilizado por 8,1 milhões, um aumento modesto de 35%.
Mesmo entre os usuários de serviços bancários e de cartão de crédito móveis, a forma mais popular de acesso a suas contas ainda é por um dispositivo fixo, citados por quase metade deles como seu principal meio.
Entre os 36% que acessam cartão de crédito via celular e os 26% clientes de m-banking, o acesso a suas contas via internet está muito acima da ida a agências ou da conexão com call centers.
O principal motivo citado para não ter acesso aos serviços financeiros através do celular foi uma simples questão de preferência por um dispositivo fixo online – resposta de 53% dos proprietários de smartphones e de 45% dos proprietários de telefones não-inteligentes.
As preocupações com segurança foram citadas por 33% das pessoas que possuem smartphones e por 30% daqueles que não possuem. Quase um terço dos que não possuem smartphones citaram o custo como uma das razões para não fazerem uso da plataforma, em comparação com 10% dos proprietários de smartphones. Apenas 11% dos portadores de smartphone disseram que não usam os serviços via celular porque o seu banco não lhes oferece.
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