portal Maxpress 31/03/2011
Nesta quarta-feira, dia 31 de março de 2011, foi realizada o lançamento da nova bandeira de cartões denominada ELO. Esta bandeira nasce através da união dos bancos Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil.
A partir da próxima segunda-feira, dia 04 de abril de 2011, estes bancos iniciam a emissão de cartões com a nova bandeira. A expectativa das instituições é de atingir 15% do mercado nacional nos próximos 5 anos.
Para atingir esta meta serão oferecidas menores anuidades, juros mais baixos e maior rede credenciada. Como a bandeira é nacional, não existe o pagamento de tarifas pelo uso da bandeira ELO assim como acontece com bandeiras internacionais, facilitando a baixa de juros.
Existe o grande interesse de atingir um público de 40 milhões de pessoas que ainda não possui conta-corrente e aquelas que não são devidamente atendidas pelas bandeiras internacionais. A classe C e D, grandes emergentes nos últimos anos, tem foco garantido nesta nova bandeira. As últimas pesquisas mostram que mais de 19 milhões de pessoas migraram para a classe C. Hoje estima-se que a classe média esteja com 101 milhões de pessoas no Brasil. Com a renda aumentando e o desemprego em queda, no ano passado o consumidor passou a comprar itens que permitiram subir na escala social.
Além das redes bancárias, a ELO Serviços S.A., empresa criada para gerir o negócio, contará com uma rede de 148 lojas herdadas da IBI Promotora de Vendas, que agora integrará o projeto de distribuição da nova bandeira.
A adquirência, neste início, será realizada pela Cielo, empresa ligada aos sócios do cartão, porém nada impede que no futuro sejam processadas por outros adquirentes.
Pensando na representatividade da bandeira no mercado nacional e seu público alvo, a ERNET, empresa de soluções online, já está com seu gateway de pagamentos SuperPay preparado para receber as transações com a nova bandeira através das plataformas de e-commerce da Cielo.
“O mercado de cartões vem crescendo 20% ao ano no Brasil e a bandeira ELO vem para atingir uma boa fatia do mercado de cartões. Foi pensando nisto que a ERNET se adiantou na tecnologia para processar estas transações junto a Cielo para nosso mercado de e-commerce.”, afirma o diretor comercial Ewerton Santos. “Nossos clientes já poderão processar a bandeira ELO a partir da liberação deste procedimento pela Cielo”.
Hoje mais de 70% dos pedidos realizados pelo SuperPay são realizados via cartões de crédito, sendo o restante divididos nas soluções bancárias e intermediários financeiros. Neste movimento, a bandeira ELO deve aumentar a proporção de pagamentos via cartão. Esta proporção é baseada em mais de 2000 lojas virtuais que utilizam a solução atualmente.
Baseada nas inovações tecnológicas implantadas pela ERNET para o ano de 2011, a meta agressiva é o crescimento de 300% no faturamento relativo ao ano de 2010. "Graças as inovações implantadas em nossa solução de pagamentos, o SuperPay, temos a estimativa de forte crescimento para 2011. Alia-se a essas inovações a visão de uma solução dinâmica que a ERNET está implantando no mercado.", afirma Ewerton.
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