30 de mar. de 2011

CARDIF LANÇA SEGURO DE GARANTIA ESTENDIDA PARA AUTOMÓVEIS

jornal Brasil Econômico 30/03/2011 – Thais Folego

A Cardif, seguradora do grupo francês BNP Paribas, é uma das líderes em distribuição de seguro de proteção financeira no Brasil para financiamentos de veículos — que, no caso de inadimplência, o seguro cobre o valor das parcelas. Ela quer aproveitar esses negócios, agora, para distribuir um outro produto: proteção estendida para automóveis, que amplia a garantia original do veículo dada pela fábrica.

“Estamos bem posicionados nesse nicho e queremos trazer mais um produto”, diz Adriano Romano, vice-presidente executivo da Cardif Brasil. Segundo ele, a seguradora já tem parceria para distribuição de proteção financeira com os principais bancos de montadoras e financiadoras de automóveis, entre eles o banco da General Motors (GM), Renault, Volkswagen, além do Banco Votorantim (BV) e Finasa.

Na realidade, a seguradora está trazendo não um, mas dois produtos para o segmento. Também está lançando um seguro chamado “gap”, este inédito no mercado brasileiro. Como o nome em inglês sugere, o produto cobre uma lacuna, no caso, a diferença entre o valor de mercado pago pela seguradora no caso do veículo ser roubado e o valor da nota fiscal.

“Os carros novos perdem de 15%a 30%do valor no primeiro ano, dependendo da marca”, diz Romano. A primeira parceria fechada para a distribuição desse seguro foi com a PSA Finance, banco da Peugeot Citroën.

Concorrência

O segmento de garantia estendida para automóveis no Brasil ainda é bastante pequeno se comparado ao mercado americano, por isso com grande potencial de crescimento. Em2010, faturou R$ 50,9 milhões, praticamente o dobro dos R$ 26,7milhões de 2009. Segundo estudo contratado pela Assurant Solutions, seguradora americana que atua com o produto lá fora e aqui, o mercado brasileiro tem potencial para atingir receita de US$ 500 milhões se considerados só os automóveis novos e até US$ 1 bilhão se incluídos os carros usados.

“Nos Estados Unidos, o mercado automotivo é grande e o de garantia estendida também. No Brasil, o mercado de auto já é grande, mas este negócio ainda é pequeno”, diz Luciano Groch, diretor Comercial e de Marketing da área automotiva da Assurant Solutions.

Para Groch, a cultura do brasileiro já acostumado a comprar seguro tradicional de automóvel e garantia estendida para eletrodomésticos aponta para o potencial de demanda, mas a pouca oferta do produto. Atualmente, apenas cinco empresas atuam no segmento. “Novos competidores é natural e ajuda a ‘empurrar’ o negócio.”

Nenhum comentário: