portal Valor Online 30/03/2011 - Sérgio Bueno
O presidente da MasterCard para a América Latina e Caribe, Richard Hartzell, disse ontem em Porto Alegre que a empresa está pronta para enfrentar o aumento da concorrência no mercado de cartões no país provocada pelo lançamento da bandeira elo por Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. "Temos produtos para oferecer e responder."
Hartzell entende que ainda é "cedo" para avaliar o potencial de crescimento da nova concorrente, que pretende alcançar 15% do mercado nacional num prazo de cinco anos com foco nos consumidores das classes C e D. Para o executivo, a elo vai "acelerar" o desenvolvimento da indústria de pagamentos eletrônicos no país e forçar as empresas a oferecer novas opções para os clientes.
"A torta vai crescer mais rapidamente", comentou. Uma das apostas da bandeira está nos cartões pré-pagos, vistos como uma forma segura de iniciar o relacionamento com clientes de renda mais baixa. "Estamos montando projetos-piloto em vários países da América latina, onde 66% do mercado não é bancarizado", explicou.
Conforme o vice-presidente comercial da MasterCard no Brasil, João Pedro Paro, a empresa já iniciou os testes com um cartão pré-pago para uso no mercado interno. Neste mês também lançou o MasterCard Cash Passport, para uso em viagens internacionais, que concorre com o Visa Travel Money. Segundo ele, a bandeira quer aproveitar as oportunidades criadas pela expansão do mercado de cartões de crédito, débito e pré-pagos no Brasil, estimada em 20% ao ano nos próximos anos.
Os dois executivos da MasterCard reuniram-se ontem em Porto Alegre com Túlio Zamin, presidente do Banrisul, que no mês que vem iniciará as operações de captura e processamento de transações com os cartões da bandeira na rede própria de 100 mil terminais de pagamento Banricompras. Segundo Hartzell, o acordo representa um acréscimo de 7% na rede que aceita a bandeira no Brasil.
Conforme Zamin, até o fim do ano o Banrisul pretende credenciar os primeiros 20 mil estabelecimentos que utilizam o Banricompras para operar com a MasterCard. Para o fim de 2012 a meta é chegar a 60 mil credenciados. De acordo com ele, o acordo com a bandeira também vai acelerar o ritmo de expansão da rede do banco, que chega a mil novos pontos de venda por mês atualmente.
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