portal Propmark 25/03/2011
Com objetivo de chamar atenção para o aquecimento global e para as questões ambientais, a Rede WWF promove a edição 2011 da Hora do Planeta, que acontece neste sábado (26). A ação consiste em um ato simbólico que convida toda a população mundial a apagar as luzes por uma hora, durante o as 20h30 e 21h30.
A campanha da Hora do Planeta 2011 foi desenvolvida pela agência 141 SoHo Square, que investiu no mote “Apague a luz para ver um mundo melhor”. A locução questiona o público: “Você que faz tudo para o seu filho, já pensou no planeta que vai deixar para ele?”. A ideia é mostrar que um simples gesto pode mudar completamente o futuro do mundo.
A expectativa é que o ato, que conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Coca-Cola, TIM e HSBC, atraia mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.
Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4200 cidades apagaram as luzes para protestar. Durante o ato, muitos monumentos também entraram no clima e tiveram suas iluminações desligadas, alguns como: Cristo Redentor, Torre Eiffel, London Eye, Fontana de Trevi e Empire State.
A principal novidade desta edição da Hora do Planeta é a plataforma de mobilização 60+, que pretende unir todas as iniciativas e comprovar que com atitudes coletivas é possível vencer o aquecimento global. No Brasil, a iniciativa foca na reciclagem e visa incentivar os brasileiros a separar o lixo e reaproveitar tudo o que for possível.
Ao longo dos anos, a campanha ganhou força graças ao apoio de grandes marcas ao projeto. As empresas aproveitam a oportunidade para estimular seus consumidores a participarem da ação e contribuem com um mundo melhor.
Pelo terceiro ano seguido, a Coca-Cola, uma das patrocinadoras do projeto, é uma das empresas que a apóia a iniciativa. A marca anunciou que seus 53 mil funcionários estão envolvidos com a ação e irão contribuir desligando as luzes das fábricas, escritórios e outdoors em todo o Brasil durante às 20h30 e 21h30 deste sábado.
Além disso, a marca desenvolveu durante todo o mês uma campanha interna para incentivar a participação dos seus colaboradores.
Já a TIM, também patrocinadora da ação, irá convidar seus clientes por meio de mensagens de texto e no twitter da empresa, lembrando do ato.
Também patrocinador oficial, o HSBC desligará a iluminação dos 13 prédios administrativos em todo o Brasil. O banco ainda iniciou uma campanha interna e colocará uma mensagem lembrando da Hora do Planeta em todas as suas plataformas de comunicação.
Outra empresa que apostou na conscientização dos seus funcionários e investiu em campanhas internas foi a Unilever.
Já a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e o jornal Estado de S. Paulo fecharam uma parceira para a realização da Hora do Planeta 2011. Baseada na técnica de mapping, ação terá início na internet, na home page do portal do jornal, e depois a projeção de um vídeo 3D na fachada do prédio da FAAP.
A campanha também foi divulgada ao longo de toda essa semana na Rádio Eldorado, que apostou em boletins diários sobre a ação.
Enquanto isso, a Rossi contou com o apoio da Agência3 para a criação de um hotsite para incentivar a participação popular do ato. Quando o internauta acessa o site, ele é convidado a apagar uma luz e escrever seu nome.
A construtora também desenvolveu uma versão do site só para os seus colaboradores, em que os participantes são premiados dependendo do número de pessoas que eles conseguem atrair para a ação.
A Hora do Planeta ainda mobilizará o Fórum Mundial de Sustentabilidade, que está sendo realizado em Manaus, na Amazônia.
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