portal InfoMoney 25/03/2011
De acordo com levantamento feito pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), 74% dos internautas que responderam à pesquisa do órgão estão endividados. A notícia positiva é que, dos endividados, 35,5% estão confiantes que serão capazes de pagar suas dívidas no prazo correto.
Por outro lado, os dados também mostraram que 38,5% do total de endividados encontrarão problemas em quitar suas dívidas nos próximos meses. Essa dificuldade eleva o risco dessa parcela passar da posição de simples detentores de dívidas para a de inadimplentes.
Economizar e planejar
Para enfrentar os débitos pendentes e se afastar das dívidas, o Idec recomenda à população duas atitudes simples: planejamento e economia de custos. Primeiramente, é preciso realizar uma análise das despesas verificando e anotando cada gasto do mês.
Nesse processo, recomenda-se a utilização de uma planilha de orçamento. Fazer esse tipo de acompanhamento mensal é importante, pois com ele o consumidor adquire uma visão melhor dos seus gastos, ficando mais consciente, inclusive na hora de fazer corte dos gastos desnecessários.
Economizar também é imprescindível e, mudando apenas alguns hábitos, é possível guardar quantias de dinheiro que podem ser a solução para quitar as dívidas e também adquirir algum bem.
Check-list
O instituto elaborou algumas dicas úteis na hora de organizar as finanças, como procurar realizar as compras a vista, evitando parcelamentos; pesquisar preços e pedir descontos; pesquisar menores taxas de juros na hora de realizar um parcelamento; evitar gastos desnecessários; e gastar somente 90% do salário, guardando o resto para gastos não programados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário