portal Executivos Financeiros 29/03/2011
O empenho do Itaú em reforçar a atuação no mercado de turismo, oferecendo produtos específicos para os empresários que atuam na cadeia e também para os turistas, converteu em resultados positivos.
De 2009 para 2010, o banco registrou aumento de 30% no número total de clientes do setor, entre agências, operadoras de viagem, meios de hospedagem e companhias aéreas. Com isso, alcançou resultado 55% maior na prestação de serviços bancários à indústria. Também ampliou em 30% a carteira de empréstimos para as empresas do trade e em 31% o resultado financeiro nas operações de crédito para o setor. No mesmo período, o volume de cobrança bancária e de pagamentos realizados pelo setor apresentou incremento de 44% e 58%, respectivamente.
Com o objetivo de se aproximar ainda mais deste setor da economia, o Itaú patrocinará, pela sexta vez, o Fórum Panrotas, congresso que reúne executivos para discutir as tendências da indústria de turismo e que ocorre hoje (29), em São Paulo.
No estande Itaú Empresas, o público poderá trocar experiências e esclarecer dúvidas com uma equipe comercial especializada no setor. O banco terá ainda o Espaço Comunidade Empresas, onde será possível conhecer a ferramenta digital lançada pela instituição em dezembro de 2010. Voltada para empresários, a Comunidade tem como objetivo criar um ambiente colaborativo entre empresas de diferentes portes, segmentos e setores.
Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, também participa do evento e faz, nesta terça (29), das 14h40 às 15h20, palestra sobre o tema “o que o Brasil e o turismo podem esperar da economia brasileira em 2011”.
As novas soluções oferecidas pelo banco ao setor vão desde linhas de repasse do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para hotelaria - exclusiva para construir, ampliar ou reformar hotéis, pousadas e outros tipos de meios de hospedagem –; Empréstimo Turismo em Moeda Estrangeira - que apresenta custo reduzido para empresas que operam com turismo internacional e possuem recebíveis atrelados à moeda de outros países -; Conta Corrente em Moeda Estrangeira - por meio da qual as agências de viagem e as operadoras de turismo podem se proteger do risco da variação cambial -; Câmbio On-Line Financeiro, que permite fechar operações de câmbio de envio e recebimento de moeda estrangeira via Internet, além de permitir a assinatura eletrônica de contratos de câmbio via online com agilidade e segurança -; a Itaú Comexpress, que permite gerenciamento eletrônico das operações internacionais por meio da rápida identificação de ordens de pagamento enviadas e recebidas pela Internet.
Para os turistas, o Itaú disponibiliza serviços como o Global Travel Card, cartão pré-pago e recarregável disponível em três moedas - dólar americano, euro e libra - que pode ser utilizado para saques, débito em estabelecimentos no exterior e compras na internet. Dentre outros serviços disponibilizados pelo banco para quem vai viajar estão o Seguro Viagem Itaú - que oferece cobertura para viagens internacionais e nacionais e uma central de atendimento 24 horas em português -; o Câmbio Itaú Pessoa Física - para compra de papel moeda e travellers cheques - e o Crédito Itaú para Viajar, linha de crédito especialmente desenvolvida para o turista que precisa financiar a sua viagem com custo muito reduzido e prazos que vão até 48 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário