30 de mar. de 2011

NOVA BANDEIRA ELO BUSCA 15% DO SETOR DE CARTÕES ATÉ 2015

portal Brasil Econômico 30/03/2011 - Thais Folego

Após atrasos, os cartões com a bandeira nacional Elo começarão a ser emitidos no próximo dia 4 de abril.

Além da rede de agência dos três bancos sócios na bandeira - Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal -, os cartões serão distribuídos nas lojas do Ibi, em parcerias com o varejo, nas lotéricas e correspondentes bancários.

Isso fará com que os cartões cheguem nas mãos da população não-bancarizada, um dos focos da nova marca. A meta é que os clientes das classes C e D respondam por 70% da receita dos cartões da bandeira, segundo Marcelo Noronha, diretor-adjunto do Bradesco.

A meta é abocanhar 15% do mercado de cartões até 2015. Se continuar crescendo no ritmo dos últimos anos (20% ao ano) o setor deve atingir R$ 1,2 trilhão em faturamento daqui quatro anos.

"É o segundo produto financeiro que mais cresce, só atrás de crédito imobiliário", observa Paulo Rogerio Cafarelli, vice-presidente de Novos Negócios de Varejo do banco do Brasil.

Segundo Fabio Lenza, vice-presidente da Caixa, é natural que os beneficiários dos programas sociais do governo sejam potenciais clientes dos cartões Elo. Segundo ele, hoje 3 milhões de beneficiários do Bolsa Família recebem seus benefícios por meio de cartão da conta Caixa Fácil.

A Elo emitirá cartões de crédito, débito, múltiplo e pré-pagos. "Queremos ocupar o espaço que existe entre o que é oferecido pelas bandeiras internacionais de cartões e de bandeiras regionais", diz Jair Scalco, presidente da Elo Serviços, empresa que irá gerir a nova bandeira.

O nome de Scalco foi anunciado em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (30/3) para anunciar o lançamento oficial da bandeira. Ex-diretor do Bradesco, Scalco é membro do Conselho de Administração da Cielo, da Fidelity Processadora e Serviços, além de presidente do Conselho da CBSS (Companhia Brasileira de Soluções e Serviços), que emite o Visa Vale.

Os cartões da bandeira começam, logo de início, a serem aceitos nos mais de um milhão de estabelecimentos credenciados pela Cielo. A bandeira, porém, está aberta para outros credenciadores e instituições emissoras.

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