28 de mar. de 2011

POSTO DE COMBUSTÍVEIS QUER IR PARA SHOPPING

jornal DCI 28/03/2011 - Gleyma Lima

Redes distribuidoras de combustíveis como Petrobras (BR Distribuidora), Esso e Ipiranga começam a voltar seus olhares a um novo mercado: abertura de postos dentro dos shopping centers. Quem aderiu a moda foi o Taubaté Shopping, que carrega a bandeira Esso e conta com quatro bombas quádruplas e cerca de 20 funcionários na linha de frente. O local também dispõe de uma loja de conveniência para atender aos clientes. Segundo informações da administradora de centros de compras (malls) General Shopping, a empresa segue a essa tendência e possui o novo modelo de empreendimento no Shopping Suzano, com a bandeira Ipiranga.

Hoje existem postos no Shopping Aricanduva (capital paulista), West Shopping (Rio de Janeiro), Shopping Itaguaçu (Santa Catarina), Plaza shopping Itu (interior de SP), Litoral Plaza (no litoral paulista), Minas Shopping (Belo Horizonte), Barra Shopping Sul (Porto Alegre) e Suzano Shopping (interior paulista).

A novidade não é só no Brasil, e também chegou na América do Sul com os postos BR, que hoje possuem uma filial no Shopping China, no Paraguai. Hoje, a rede possui 7.306 postos de serviços ao total e obteve uma receita operacional líquida de R$ 66 bilhões e lucro líquido de R$ 1,41 bilhão em 2010. Porém a marca não separa quais dos pontos de venda estão nos malls.

Supermercado

A tendência também já foi moda nas redes de supermercado, que hoje já reservam seu espaço para postos de gasolina. Um exemplo é a rede francesa Carrefour, que possui 94 postos em seus pontos de vendas espalhados pelo País; o Grupo Pão de Açúcar (GPA) conta com 80 postos de gasolina e atua no segmento desde 1998. Neste ano, o GPA afirma disponibilizar uma verba para este setor para o monitoramento dos postos nas áreas administrativa e operacional, controlando também a qualidade do combustível que o tanque recebe. Segundo o gerente dos Postos da rede, Sérgio Groba, dois já receberam essa tecnologia, a ser ampliada em 2011.

Seguindo as redes de grande porte, a Cooperativa de Consumo (Coop), com unidade localizadas no Grande ABC e interior, também anunciou que entrará no segmento. A princípio, a rede prevê a abertura de três postos neste ano, com investimento de R$ 3 milhões. Dois deles - Capuava, em Santo André, e Tatuí, no interior de São Paulo -, dependem apenas de aprovação das prefeituras e a bandeira dos pontos ainda dever ser definida.

Conforme o presidente da Coop, Antonio José Monte, o retorno é uma retribuição à fidelidade do cooperado, que garantiu uma boa performance da rede no mercado, haja vista que o fornecimento bruto em 2010 alcançou o total de R$ 1,522 bilhão, índice de 11,79% superior ao R$ 1,361 bilhão registrado em 2009. "A melhora do poder aquisitivo da população, principalmente das classes D e E, somada às diversas ações da empresa, contribuiu para o resultado positivo e a nossa entrada em novos players do mercado", enfatiza o presidente que ainda prevê investimento para novas lojas.

Hoje, a Coop possui mais de 1,5 milhão de cooperados e envolve 29 unidades de distribuição espalhadas no ABC, Piracicaba, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Tatuí e São Vicente, na Baixada Santista.

Nenhum comentário: