redação Serfinco 25/03/2011
Quase um terço da 'Geração Y' americana utilizou o mobile banking nos últimos três meses e muitos estão dispostos a mudar de instituição para ter a comunidade. A informação foi levantada em pesquisa realizada pela Javelin Strategy & Research.
Com a previsão de que a Gen Y (12-32 anos) terá renda maior do que qualquer outra geração dentro de 10 anos, os bancos precisam acenar com tecnologia para atraí-los, oferecendo serviços como transações por celular, aplicativos de gestão de finanças pessoais e pagamentos P2P, segundo a Javelin .
Cerca de 28% dos consumidores da Geração Y usaram o mobile banking nos últimos 90 dias, em comparação com 18% do total das pessoas. Eles não só usam, mas usam com frequência, valorizam o canal e estariam dispostos a mudar de banco para ter um melhor serviço via celular.
A pesquisa da Javelin também mostra que os consumidores da Geração Y têm uma taxa de satisfação mais baixa do que a da população em geral, o que produz uma maior taxa de rotatividade e aumenta os custos de retenção de clientes.
Uma vez que a Geração Y mostra uma nítida preferência pela interação através de dispositivos eletrônicos e móveis, as instituições têm a oportunidade de guiá-la em direção a esses canais menos caros.
Com a movimentação em torno da regulamentação para limitar as taxas de cartão e com uma geração acostumada aos serviços gratuitos, os bancos precisam estudar como ganhar dinheiro junto a este novo perfil de clientes.
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